Título: FGV: economia pode acelerar no 3 trimestre
Autor: Valente, Gabriela
Fonte: O Globo, 28/07/2012, Economia, p. 24

Com menos estoques, expectativa da indústria para o futuro melhora

SÃO PAULO . Depois do fraco desempenho da produção industrial no primeiro semestre do ano, a Fundação Getulio Vargas (FGV) prevê uma aceleração da atividade a partir do fim do terceiro trimestre. A projeção é de Aloísio Campelo, responsável pela Sondagem Industrial da FGV. De acordo com dados divulgados ontem, houve redução de quase três pontos percentuais no nível dos estoques considerados excessivos (de 9,3% em junho para 6,6% em julho). Apesar dessa reação, Campelo ressaltou que "o resultado negativo de 2012 para a produção industrial já está dado pelo fraco crescimento de janeiro a junho".

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) de julho ainda não demonstrou recuperação e veio com queda de 0,5% sobre junho, para 102,7 pontos - agora, o índice está há 13 meses consecutivos abaixo da média histórica de 105,8 . Já a expectativa das indústrias em relação à produção futura subiu, depois de registrar queda nos últimos quatro meses. A expectativa subiu 0,8% na comparação com junho, para 102,8 pontos.

- Para os próximos três e seis meses, a proporção de empresas dizendo que a produção vai crescer aumentou em relação a junho. Estamos acelerando. E, diante da análise de todos os dados, dá para dizer que o empecilho de crescimento não é mais o nível dos estoques, mas a demanda - disse Campelo.

De acordo com a pesquisa, o indicador de nível de demanda global caiu de 103,3 pontos em junho para 101,7 em julho; já para a demanda interna, a expectativa sai de 105,1 pontos para 104,6.

O nível de utilização da capacidade instalada diminuiu o ritmo de queda, em 83,7%, volume 0,01% menor que em junho - de maio para junho, o índice havia caído 0,02%. (Roberta Scrivano)