Título: Especialistas: advogados não vão bater cabeça
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 28/07/2012, O País, p. 11

Para professor da FGV, defesa dos mensaleiros cria dúvida em julgador para tentar absolver réus

Para o advogado Thiago Bottino, da Escola de Direito da FGV-Rio, mesmo quando discordam, os advogados podem estar agindo em conjunto.

- Entre os advogados, estão os maiores criminalistas do país, nenhum deles está, como se diz, "batendo cabeça". É uma estratégia de defesa usual ter até dois ou três caminhos possíveis para o caso. Isso cria na cabeça do julgador uma dúvida, e é com ela que o julgador absolve o réu.

Bottino afirma que é "muito comum que os advogados atuem em conjunto".

- Essa organização entre os advogados é muito razoável e comum. Além disso, convergir para o crime de caixa dois é uma tese muito possível.

Bottino explica que, caso seja aceita a tese de caixa dois, a situação dos que são acusados de lavagem de dinheiro melhora:

- O crime eleitoral não permite punição por lavagem de dinheiro.

O advogado de um dos principais réus, que preferiu não ter seu nome divulgado, afirmou que não se encontrou com os outros advogados para acertar as defesas, mas confirmou que a única divergência entre os réus é a do ex-deputado Roberto Jefferson, responsável pelas denúncias. Ele disse ainda que os demais advogados estão em sintonia:

- É absolutamente natural que as defesas tenham como adversário o Ministério Público - disse ele.