Título: Dirceu distribui texto negando mensalão
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 28/07/2012, O País, p. 11

Em documento entregue a jornalistas, ex-ministro da Casa Civil culpa Delúbio Soares por caixa dois

SÃO PAULO. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu negou a existência do mensalão em um documento de 11 páginas que está sendo distribuído a jornalistas. No texto, ele colocou a culpa no ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pela prática de caixa dois para pagar compromissos assumidos em campanha eleitoral.

"A defesa de José Dirceu entregue ao Supremo desmonta ponto a ponto as acusações feitas há sete anos. Os advogados mostram que nunca houve o chamado mensalão. O que de fato existiu foi a prática de caixa dois para cumprimento de acordo eleitoral, conduta irregular prontamente assumida por Delúbio Soares e o PT sobre a relação com partidos aliados em 2004", diz o texto, destinado a jornalistas que vão cobrir o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de quinta-feira.

Em entrevista publicada pelo GLOBO na quinta-feira, o advogado de Delúbio, Arnaldo Malheiros Filho, disse que o seu cliente era executor de decisões da Executiva Nacional do PT. Em seguida, Malheiros recuou e disse que o ex-tesoureiro agiu sozinho ao usar os empréstimos contraídos pelo empresário Marcos Valério em nome do partido. Dirceu deixou a presidência do PT em 2002 e foi substituído pelo ex-deputado José Genoino.

No texto, o ex-ministro da Casa Civil afirma ainda que o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, valeu-se da sua experiência como advogado criminalista para criar "a fantasia do mensalão".

"A denúncia levada ao Supremo Tribunal Federal (pelo Ministério Público Federal) pressupõe que a compra de votos é provada tão somente pelas acusações do ex-deputado Jefferson."

O documento nega ainda que Dirceu tenha interferido em nomeações de cargos para o governo e diz que a denúncia do Ministério Público é "sem fatos, sem provas e confusa". Dirceu vai acompanhar o julgamento de São Paulo.