Título: Brasil ocupa 72ª posição em ranking global de inclusão digital
Autor: Matsuura, Sérgio
Fonte: O Globo, 01/08/2012, Economia, p. 27

Pesquisa destaca importância do celular no combate à exclusão tecnológica

O Brasil ocupa a 72ª posição no ranking global de conectividade, de acordo com o Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular (Itic), elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Fundação Telefônica/Vivo. O indicador compara o acesso a celular, telefone fixo, computador e internet em 156 países, com base em estatísticas do Instituto Gallup e do IBGE. O índice do país é de 51,25%, pouco acima da média global, de 49,1%.

- O Brasil está no meio do mundo, não só em inclusão digital. Estamos com o copo meio cheio e meio vazio, mas a taxa de evolução está forte no mundo, e cabe ao país acompanhar esse crescimento - afirmou Marcelo Neri, coordenador do estudo e pesquisador da FGV.

A pesquisa "O início, o fim e o meio digital", apresentada ontem, mostra um retrato do acesso às tecnologias digitais no mundo. O Itic é uma média entre os percentuais das populações com telefonia móvel, fixa, computador e internet nos países pesquisados. Sobre o estudo, Neri destaca a percepção do celular como ferramenta mais eficiente que outras no combate à exclusão digital.

- O celular está onde a pobreza está. Temos de desenvolver estratégias para levar conteúdos para essa plataforma, porque ela já está na mão de quem você quer incluir - avaliou Neri, lembrando que em 2003 apenas 15,3% da população brasileira da classe E possuía celular, número que pulou a 62,8% em 2009.

Na América Latina, o Brasil está atrás de Venezuela, Chile, Costa Rica, Argentina, Uruguai e Colômbia. Também fica atrás de Rússia e China, que com Brasil e Índia formam o Bric. A Suécia lidera o ranking, com 95,8%, seguida por Islândia, Cingapura, Nova Zelândia e Holanda. Os Estados Unidos ocupam a 31ª posição, com 79,25%. Na lanterna estão República Centro Africana (5,5%), Burundi (5,75%) e Etiópia (8,25%).

Entre as capitais brasileiras, Florianópolis lidera o ranking, com índice de 77,06%, seguida por Vitória, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. No pé da lista está Macapá, com 45,71%. O município com a maior taxa de inclusão digital é São Caetano do Sul (SP), com 82,6%, seguido por Santos.

No Rio, a pesquisa ainda destrinchou o acesso às ferramentas digitais por região administrativa. No topo da lista, com 86,65%, está a Lagoa, que engloba os bairros de Ipanema, Arpoador, Leblon, Gávea, São Conrado, Jardim Botânico e Lagoa. Esse resultado coloca a conectividade da região com índice acima de países como Japão (85%) e Alemanha (83%). No fim da lista está o Complexo do Alemão, com 50,83%, ainda acima da média mundial.

- O Complexo do Alemão está situado numa cidade rica, que tem economia de escala - explicou Neri.