Título: FMI alerta para riscos de bolha
Autor: Barbosa, Flávia
Fonte: O Globo, 01/08/2012, Economia, p. 24

Queda de juros muda ambiente de investimento, pressionando preços de ativos

Correspondente

WASHINGTON. A acentuada queda da taxa de juros de referência, a Selic, mudará o ambiente em que investidores e instituições financeiras aplicam no Brasil, o que pode levar à formação de bolhas de preços de ativos, como imóveis e ações, alertou ontem o Fundo Monetário Internacional (FMI). No primeiro relatório de avaliação de estabilidade financeira do país em dez anos, o Fundo elogiou a solidez do sistema bancário e o trabalho de supervisão do Banco Central (BC), que classificou de impressionante e sofisticado. Mas sugeriu que o país se antecipe no mapeamento de riscos.

O FMI chamou atenção para o perfil imediatista do sistema financeiro brasileiro, com tradição de alto e rápido retorno financeiro e a sobrevivência da cultura da indexação (com muitos contratos atrelados a taxas de curtíssimo prazo, como o overnight ). Isso afeta o financiamento privado a longo prazo, essencial ao crescimento sustentado.

- O sistema deve ser fortalecido para suportar uma variada gama de possíveis choques - diz Dimitri Demekas, diretor-assistente do Departamento de Mercados Monetários e de Capitais do FMI, que coordenou o relatório. - Um novo conjunto de riscos pode ser vislumbrado no horizonte, o que exigirá monitoramento.

Num cenário histórico de juros altos e investimentos de curto prazo, sistema financeiro e investidores têm o melhor dos mundos: remuneração elevada e baixo risco. Mas, com juros menores, essa estrutura será abalada. As margens para os bancos cairão, forçando investidores a buscarem opções. Nessa corrida, há riscos de surgimento de bolhas.

para bc, aviso é exagerado

A preocupação de Demekas é preventiva. Mas o órgão reafirmou, pela terceira vez este ano, sua preocupação com a expansão acelerada do crédito nos últimos dez anos e a situação do mercado imobiliário, áreas em que faltam informações mais detalhadas:

- Há risco de o sistema financeiro se tornar vítima do próprio sucesso - disse.

O diretor de Regulação do Sistema Financeiro e de Assuntos Internacionais do BC, Luiz Awazu, disse que falar em bolha imobiliária é exagero:

- A forte supervisão e regulação no Brasil é um diferencial nosso que é destacado e elogiado pelo relatório.