Título: Importação de gasolina subiu 13% no país no 1º semestre, diz presidente da Petrobras
Autor:
Fonte: O Globo, 02/08/2012, Economia, p. 28

Consumo do combustível cresceu 7% frente ao mesmo período de 2011

A importação de gasolina pelo Brasil cresceu 13% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado, revelou ontem a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, em um evento no Rio. Segundo ela, a expansão se deveu ao consumo crescente no país. Na primeira metade do ano, o consumo de gasolina avançou 7% em relação ao primeiro semestre de 2011.

- O fato é que o Brasil importa 15% dos derivados consumidos. Vendemos no primeiro semestre 870 mil barris de petróleo por dia (equivalente em derivados). No caso do diesel, tivemos uma importação de 181 mil barris por dia - disse Graça Foster, durante almoço no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).

foram vendidos 510 mil barris

A importação de gasolina cresceu em meio a uma produção menor de etanol no Centro-Sul do Brasil, com relação ao mesmo período do ano passado. Com o etanol mais caro, muitos motoristas de carros flex passaram a usar mais gasolina em seus veículos. As vendas de gasolina no país representam o equivalente a 510 mil barris diários, acrescentou a presidente da Petrobras.

Graça Foster disse ainda que produção de petróleo no pré-sal brasileiro está acima das expectativas, apesar da recente redução das metas de produção a longo prazo da empresa.

Na terça-feira, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que a produção do pré-sal somou 71 mil barris diários em 2011, o equivalente a 3,4% da produção total do país.

Com o objetivo de aumentar a capacidade de produção no pré-sal, a presidente da Petrobras afirmou que a empresa terá a disposição 24 sondas até 2016 e 49, até 2020.

Durante o evento com executivos do Ibef, Graça Foster afirmou ainda que a Petrobras tem interesse em ter a PDVSA como sócia na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, mas acrescentou que as garantias apresentadas pela petrolífera venezuelana ainda não estão fechadas.