Título: Em São Paulo, grupo promove ato à espera do início do julgamento
Autor: Pontes, Hudson
Fonte: O Globo, 02/08/2012, O País, p. 4

SÃO PAULO Com velas acesas, manifestantes fizeram ontem à noite uma vigília na Avenida Paulista, na capital de São Paulo, para marcar o início do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). O protesto foi organizado pelos movimentos Nas Ruas e Revoltados Online, que, nos últimos dois anos, realizam atos contra a corrupção no país.

- A gente quer dar um aviso ao STF de que não estamos dormindo. Queremos um julgamento justo - disse o fundador do Revoltados Online, o empresário Marcelo Reis.

Cerca de 20 manifestantes escreveram com velas na calçada a palavra mensalão. O grupo soltou fogos artificiais para chamar a atenção dos pedestres e gritou palavras de ordem:

- As velas são pela questão da imagem porque sabemos que a imagem corre o mundo e passa uma mensagem. Também representam uma esperança de que o julgamento será justo - disse Carla Zambelli, do grupo Nas Ruas.

O protesto deveria contar com uma performance das feministas do grupo Femen Brazil, mas suas integrantes se negaram a participar.

- Nos enviaram dezenas de e-mails dizendo que o Revoltados é ligado a grupos de extrema direita, ao PSDB, e é machista. Nós não sabíamos e por isso cancelamos - disse Sara Winter, do Femen Brazil.

O Revoltados negou ter qualquer ligação com o PSDB e ser machista.

- Somos da direita popular, para quebrar paradigmas - destacou Marcelo.