Título: À distância, réus comentam em blogs e no Twitter
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 03/08/2012, O País, p. 7

Jefferson diz que mensalão é "guerra política e fratricida", e Delúbio diz ser vítima de "fuzilamento moral"

um julgamento para a história

RIO E BRASÍLIA Um dos 38 réus do mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) usou ontem o blog e o Twitter para comentar o primeiro dia de julgamento do processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Jefferson afirmou que o STF terá um mês para mostrar "liberdade, independência e, principalmente, coragem".

- Mas o mensalão é também uma guerra política e fratricida que envolve elementos sem espaço aos pés da deusa Justiça. Será um mês longo, de exaltação ou velório da democracia - escreveu ele antes do início do julgamento.

O petebista está internado no Rio para tratar um câncer no pâncreas. Ontem, seus médicos disseram que ele vem apresentando um ótimo quadro de recuperação e que as chances de sobrevida nesses casos são acima de 60%. Eles o liberaram para acompanhar o julgamento pela televisão.

Outro réu, Delúbio Soares, também se manifestou virtualmente. Em seu blog, ele negou ter utilizado dinheiro público no caixa de "recursos não contabilizados" e se disse perseguido pelos meios de comunicação:

-No momento em que o Brasil se apresta a acompanhar o julgamento da Ação Penal 470, o pelotão de fuzilamento moral montado pelos adversários que derrotamos (nas eleições de 2006 e 2010) não tem a menor importância.

Arnaldo Malheiros, seu advogado, relatou que conversou anteontem com seu cliente e disse que ele estava tranquilo, "rindo e fazendo piada". Malheiros informou ainda que perguntou a Delúbio se tinha algo que ele gostaria que fosse dito durante o julgamento, e o cliente disse que não precisava falar nada. O advogado também comentou a acusação de formação de quadrilha:

- Formação de quadrilha ocorre quando as pessoas se associam com o objetivo de cometer crime. Eu diria que Delúbio, Genoino e Dirceu se associaram em torno de um sonho, de um projeto de poder, de uma ideia de mudar o Brasil, de melhorar o Brasil.