Título: Agora liberadas, companhias investem em promoções para o Dia dos Pais
Autor: Scrivano, Roberta
Fonte: O Globo, 04/08/2012, Economia, p. 31

Anatel quer reavaliar forma como teles obtêm receita no país

rio e brasília Passado o período de suspensão imposto pela Anatel, as operadoras de telefonia móvel centram fogo no marketing para recuperar a imagem e os clientes. Com a proximidade do Dia dos Pais, no próximo dia 12, o setor investe em campanhas publicitárias e promoções. Na TIM, o destaque é a oferta especial do Samsung Galaxy Y, que, até o Dia dos Pais custará R$ 349 nas para quem contratar o plano Liberty+50 ou superior. Outras opções são o iPhone 4 de 8GB, com preço reduzido de R$ 1.399, o Nokia Asha 201 (R$ 239) e o Samsung S II Lite (exclusivo TIM, por R$ 999).

A Claro está oferecendo, desde ontem, três meses de internet com a velocidade 3GMax totalmente grátis aos novos clientes pós-pagos. Quem adquirir um chip pré-pago ilimitado ganha sete dias do serviço. Entre os aparelhos em oferta, o Samsung Galaxy Y sai de graça no plano Ilimitado 70, cuja mensalidade é de R$ 83,91.

O ator Rodrigo Santoro é a aposta da Oi para atrair clientes, em um filme publicitário no ar desde a semana passada com foco no Dia dos Pais. O anúncio mostra os novos planos Oi Família Smartphone. Nos planos, os clientes têm minutos ilimitados em ligações locais para falar para Oi e fixo de qualquer operadora, torpedos ilimitados, internet no celular ilimitada para o titular e Wi-Fi ilimitado para todos do plano.

Única das quatro operadoras a escapar da punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Vivo está oferecendo em suas lojas o "guru tecnológico" - um profissional treinado para apontar a melhor opção para o cliente, de acordo com seu perfil de uso. Até o fim de agosto, serão 200 gurus trabalhando nas lojas da Vivo em todo o Brasil.

questionamento de pacotes

Com a liberação das vendas, a Anatel deverá retomar a discussão sobre a forma como as operadoras móveis obtêm suas receitas no Brasil. Um dos focos de análise são as normas para cobrança de ligações entre diferentes operadoras ( off net ) e de ligações dentro das redes das próprias das empresas ( on net ), o que é mais estimulado pela agência por meio da regulação. Na visão da Anatel, o aperfeiçoamento dessas normas poderá evitar que esses serviços cresçam sem haver os investimentos necessários para atender a demanda.

É por causa do estímulo às ligações on net que as operadoras oferecem pacotes com ligações por tempo ilimitado. Dentro da agência, há quem entenda que esses planos ilimitados - lançados pela TIM e acompanhados pelas demais - incrementaram a fragilidade da infraestrutura das companhias, que não investiram o suficiente para atender esse impulso da demanda.

O segundo ponto observado pela Anatel é tarifa de interconexão conhecida como VU-M. Por esta, quando há uma ligação de fixo para móvel, a operadora do fixo tem de transferir parte da sua receita para a móvel. Essa estratégia, da época das privatizações, estimulou a expansão dos celulares pré-pagos, já que a operadora lucra mesmo que o usuário apenas receba ligações.

- Com a universalização da telefonia móvel, essa tarifa não tem mais razão de ser, e as operadoras terão de lidar com isso - disse Jacqueline Lison, analista de telecomunicações na Fator Corretora.