Título: Em BH, Lacerda tem 43%, e Patrus, 21%
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 04/08/2012, O País, p. 12

Costa, em Recife, e ACM Neto, em Salvador, mantêm dianteira

BELO HORIZONTE, RECIFE e SALVADOR Além de Rio e São Paulo, o Ibope divulgou ontem também resultados de pesquisas de intenção de voto em Belo Horizonte, Salvador e Recife. Na capital mineira, o prefeito Márcio Lacerda (PSB) lidera, com 43%, seguido pelo petista Patrus Ananias, com 21%. Maria da Consolação (PSOL) tem 1%, e outros três candidatos não pontuaram: Dr. Alfredo Flister (PHS), Pepê (PCO) e Tadeu Martins (PPL). Votos em branco ou nulo somam 15%, e 19% dos consultados não sabem ou não responderam.

LACERDA tem 13% de rejeição

Na análise dos índices de rejeição, 14% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no candidato Pepê. Márcio Lacerda e Vanessa Portugal tiveram o mesmo índice de rejeição: 13%. Na sequência, vêm Patrus Ananias (12%), Maria da Consolação (7%), Tadeu Martins (6%) e Dr. Alfredo Flister (4%). A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, sob o número 00173/2012.

O candidato do PT à sucessão municipal em Recife, senador Humberto Costa, perdeu cinco pontos em relação à última pesquisa, divulgada em 16 de julho, mas permanece liderando as intenções de voto, com 35% das intenções, contra os 40% registrados na primeira pesquisa. O candidato do PSB, Geraldo Júlio de Mello, subiu da quarta para a terceira colocação, passando de 5% para 12%. O candidato do PSDB, Daniel Coelho, também perdeu pontos, caindo de 9% para 7%. E José Mendonça Filho (DEM), permanece com 20%.

Ainda em Recife, votos brancos e nulos somaram 14%, e os indecisos chegaram a 8%. O Ibope simulou, também, o que ocorreria num eventual segundo turno entre os dois mais votados: Humberto Costa teria 45% contra 35% de Mendonça Filho. Foram ouvidas 805 pessoas no mesmo período em que em Belo Horizonte, de 31 de julho a quinta-feira. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "Folha de Pernambuco" e registrada no TRE sob o número 00057/2012.

Em Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, do DEM, lidera com 40% de intenção de votos, segundo a mesma pesquisa realizada pelo Ibope. Em segundo lugar aparece Nelson Pelegrino (PT), com 13%, seguido de Mário Kertész (PMDB) com 8%; Márcio Marinho (PRB), com 6%; Tadeu da Luz (PRTB), com 1%; e Hamilton Assis (PSOL), que não pontuou. A pesquisa registrou 20% de votos em branco e nulos, e os indecisos chegaram a 11%. Na capital baiana, 602 eleitores foram ouvidos entre 31 de julho e quinta-feira. A margem de erro é 4 pontos percentuais, e a pesquisa está registrada com o número 00047/2012.