Título: Lewandowski e Barbosa, round 2
Autor: Barbosa, Givaldo
Fonte: O Globo, 04/08/2012, O País, p. 4

Depois do bate-boca no plenário, ministros voltam a se atacar

BRASÍLIA

O Dia Seguinte

Quem assistiu ao bate-boca entre Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski anteontem acharia curiosa a cena vista minutos depois: na sala contígua ao plenário, onde os ministros lancham, eles se cumprimentaram como se nada tivesse acontecido.

Com o passar dos anos, os ministros aprenderam a abafar os casos. A partir de novembro, Barbosa presidirá a Corte. Lewandowski será vice-presidente. Nos nos bastidores, a história é outra. Lewandowski saiu atirando:

- Estou estupefato, perplexo com essa acusação indevida do ministro Joaquim Barbosa. O revisor tem direito de votar como todos os ministros, não é só o relator.

Barbosa também falou:

- Quem ficou estupefato fui eu. Ele é revisor e estava com o processo há sete meses. Se tivesse alguma objeção, deveria ter falado comigo.

Marco Aurélio tomou as dores de Lewandowski.

- Não gostei, pela falta de urbanidade do relator. Ele se arvora censor dos colegas? Fiquei pasmo, inclusive com as adjetivações impróprias.

Barbosa reagiu em nota: "Urbanidade e responsabilidade não se excluem. Às vezes, a urbanidade presta-se a ocultar a falta de responsabilidade. É com extrema urbanidade que muitas vezes se praticam as mais sórdidas ações contra o interesse público."