Título: Recluso, Dirceu fala de mensalão em blog
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 04/08/2012, O País, p. 6

Ex-ministro acusa "mídia conservadora e direita" de tentar golpe em 2005

VINHEDO (SP) Principal réu do julgamento do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu ficou recluso ontem em sua casa de campo, em um condomínio de Vinhedo, no interior paulista, mas usou seu blog para acusar a "mídia conservadora" e a direita de uma tentativa de golpe em 2005, quando estourou o escândalo. Já sua mulher, Evanise Santos, usou o Twitter para questionar os meios de imprensa que divulgavam as acusações feitas pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra Dirceu. "E onde estão as provas?", perguntou.

Dirceu se cercou de cuidados ontem para não ser abordado. Funcionários e mesmo moradores do condomínio foram orientados a não permitir a entrada dos jornalistas. Sua assessoria informou que o ex-ministro não se manifestaria sobre o julgamento ontem.

Dirceu faz passagens discretas por Vinhedo, onde chega sempre acompanhado de seguranças, apesar do clima de tranquilidade da pequena cidade. Ele não frequenta muitos lugares públicos e, assim como ocorre em São Paulo, já chegou a ser xingado por moradores em razão das denúncias do mensalão.

Em Belo Horizonte, Marcos Valério acompanha o julgamento pela TV, segundo seu advogado, Marcelo Leonardo. Ele é o réu com maior número de acusações: 11 vezes por corrupção de ativa, seis vezes por peculato, 72 vezes por lavagem de dinheiro e 53 vezes por formação de quadrilha e evasão de divisas.

Segundo o advogado Marcelo Leonardo, que está em Brasília, Valério assistirá às sessões em sua casa no bairro Bandeirantes, na região da Pampulha, ou num escritório na Savassi, na Zona Sul de BH, onde preparava sua defesa. O advogado disse que Valério não comentou o julgamento.

Como o GLOBO mostrou no último domingo, com os bens bloqueados pela Justiça, Valério manobrou para ampliar seu patrimônio e comprar a casa no Bandeirantes e outra na mesma região, um dos metros quadrados mais caros de BH. Os imóveis foram registrados no nome da filha. (Colaborou: Amanda Almeida)