Título: Maratona de voto e de fisioterapia
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 04/08/2012, O País, p. 6

Com problema crônico de coluna, Barbosa terá acompanhamento diário no julgamento

BRASÍLIA

No mais longo julgamento da História do Supremo Tribunal Federal, o relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, terá acompanhamento diário de um fisioterapeuta. Portador de um problema crônico nos quadris que o impede de ficar por muito tempo na mesma posição, Barbosa também manterá sessões fisioterápicas matinais para aguentar a maratona.

No primeiro dia do julgamento, Barbosa tinha fisioterapia de manhã. A correria do dia importante o impediu de ir. No intervalo da sessão do STF, foi atendido na sala ao lado por um fisioterapeuta, servidor do tribunal. O funcionário vai fazer o mesmo todo dia durante o julgamento. Ontem, Barbosa fez uma hora e meia de fisioterapia pela manhã. Na sessão, escapou do plenário algumas vezes para fazer alongamento ou caminhar.

O ministro é o único, no plenário, com duas cadeiras. Uma, a bege, de couro, da mobília do STF. A outra, que usa na maior parte do tempo, foi especialmente confeccionada para ele. É preta e reclinável, com uma almofada azul no encosto. Nas sessões, faz uma espécie de coreografia: senta, levanta, senta de novo, anda um pouco, vai até a cadeira de um colega, volta. Sentado, um pufe serve de apoio às pernas. De pé, um pequeno suporte de madeira apoia os pés. Nos últimos anos, Barbosa habituou-se a falar de pé.

Em 2011, ele fez uma cirurgia e ficou de licença por alguns meses. Aproveitou para preparar o voto, com cerca de mil páginas. Hoje, apesar das dores, alega melhora. Na véspera do julgamento, resumiu seu estado de saúde com uma palavra:

- Maravilha!