Título: Campanha em domingo nublado
Autor: Piva, Juliana Dal
Fonte: O Globo, 06/08/2012, O País, p. 5

Freixo articula apoio de Marina Silva, enquanto Eduardo Paes enfrenta mal-estar depois de fazer campanha com ex-assessor do petista e réu do mensalão José Dirceu

Luiz Gustavo Schmitt

Em busca dos votos

Num domingo de tempo encoberto, os dois principais candidatos à prefeitura do Rio foram em busca de votos na Zona Norte. No Méier, Marcelo Freixo (PSOL), com 8% na pesquisa de intenção de voto do Ibope, divulgada sexta-feira, evocou a "onda verde", a mesma que, em 2008, ajudou o então candidato do PV, Fernando Gabeira, a chegar ao segundo turno. O atual prefeito Eduardo Paes - que lidera o pleito com 49% das intenções de voto - visitou a Quinta da Boa Vista, em meio ao mal-estar causado no núcleo político de campanha após Marcelo Sereno (PT) ter participado de caminhada, sábado, em Campo Grande. Sereno é afilhado político de José Dirceu, um dos 36 réus do mensalão.

Ex-deputado federal pelo PDT, Vivaldo Barbosa anunciava ontem num alto-falante: "é a nova onda". Ele pedia votos para Freixo. Além da "onda verde", o candidato do PSOL tenta o apoio de Marina Silva, ex-PV, candidata à Presidência da República em 2010. Marina obteve 20 milhões de votos. No Rio, ela ficou em segundo lugar, na frente de José Serra (PSDB) e atrás da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT). O apoio de Marina à candidatura de Marcelo Freixo está sendo articulado pelo antropólogo e escritor Luiz Eduardo Soares.

- Acho que temos que repetir tudo de bom que o Gabeira fez. Mas precisamos ir além, porque queremos ganhar. A grande questão é chegar ao segundo turno com forte mobilização da sociedade. Na Zona Oeste temos o diferencial, pois enfrentamos as milícias - disse Freixo, deputado estadual e presidente da CPI das Milícias, em 2008.

Na Zona Norte, o candidato à reeleição Eduardo Paes demonstrou irritação ao ser perguntado se havia convidado Marcelo Sereno para o ato de campanha, sábado.

- Não te interessa - afirmou Paes.

Enquanto isso, o candidato a prefeito Rodrigo Maia (DEM) visitou as feiras livres de Padre Miguel e do Caju. Já o candidato a prefeito pelo PSDB, Otávio Leite, caminhou ontem na orla de Ipanema, na Zona Sul, ao lado de Maria Estela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek e presidente do diretório municipal do partido. Candidata do PV, Aspásia Camargo participou ontem, na Ilha de Guaratiba, do lançamento de um candidato a vereador do partido.