Título: Após exames, Lula gravará programa eleitoral com Haddad
Autor: Piva, Juliana Dal
Fonte: O Globo, 06/08/2012, O País, p. 5

Dilma não confirma se participará do primeiro turno em São Paulo

SÃO PAULO O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai começar a gravar o programa eleitoral do petista Fernando Haddad esta semana, depois de fazer exames médicos. A gravação, com cenas externas, está marcada para quarta-feira. Já a presidente Dilma Rousseff ainda não confirmou com o PT paulistano se participará do primeiro turno da campanha. Dilma tenta evitar cidades onde o PT disputa com partidos da base aliada. Em São Paulo, além do peemedebista Gabriel Chalita, o deputado Celso Russomano (PRB) compõe a bancada governista.

Segundo Haddad, o ex-presidente Lula, que se recupera de um câncer na garganta, está "100% disponível para a campanha em São Paulo, até pelo fato de não poder viajar pelo país". O candidato não soube dizer qual será a disposição de Dilma para o ingresso na campanha, mas afirmou que uma presença maior de Lula não compensará uma eventual ausência de Dilma:

- Ninguém compensa ninguém na política. Cada um tem um papel, tem o seu público. Mas é óbvio que o peso do (ex) presidente Lula é muito forte.

Haddad acrescentou que ainda não conversou com Dilma sobre uma possível participação no programa eleitoral.

- Eu tenho que compreender a posição da presidente e me subordinar aos seus desígnios - disse.

O crescimento de Russomano nas pesquisas tem preocupado os petistas, já que o deputado desponta em primeiro lugar, em empate técnico com o tucano José Serra. O PT espera reverter o quadro depois que o programa de TV começar, em 21 de agosto. Haddad tem 7min44s e, Russomano, 2min10s.