Título: Para FH, há mais do que só indícios contra mensaleiros
Autor: Sassine, Vinicius; Coelho, André
Fonte: O Globo, 07/08/2012, O País, p. 8

Ex-presidente diz confiar na atuação equilibrada e serena dos 11 ministros

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso classificou como convincente a sustentação feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no julgamento do mensalão. O posicionamento foi feito durante a 32ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, ontem, no Riocentro. Para o ex-presidente, se há crime, como defende Gurgel, é preciso haver punição. Fernando Henrique disse ainda que o momento é de consolidação das instituições brasileiras:

- Acho que tem mais do que indícios, mas essa é a minha opinião. Quero deixar claro que não tive acesso aos autos e também não sou advogado. Mas tenho confiança em que os julgadores diante das denúncias agirão com serenidade e equilíbrio - disse o ex-presidente.

Fernando Henrique disse ainda que é importante "separar o joio do trigo", numa referência à comparação do mensalão petista com o escândalo homônimo mineiro protagonizado pelo ex-governador de Minas Gerais e, hoje, deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB). O ex-presidente disse que em todo julgamento é comum que os réus tentem imputar culpa ou responsabilidades a outros como forma de defesa. Ao falar sobre o julgamento, o ex-presidente evitou citar nomes ou fazer juízo de valores. Fernando Henrique ressaltou, contudo, a importância do momento político.

Em sua palestra de abertura da convenção, cujo tema foi "O futuro do Brasil", o ex-presidente voltou a comentar o atual momento vivido pelo país. Sem citar diretamente o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Fernando Henrique disse que nosso futuro depende de uma revolução na educação e, sobretudo, da garantia de igualdade de todo cidadão brasileiro perante a lei:

- Há neste momento algumas dúvidas, mas é importante garantir à população o sentido de segurança e o direito de recorrer à lei com igualdade - concluiu.