Título: Lula é liberado pelos médicos para a campanha
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 07/08/2012, O País, p. 11

Para comemorar, ex-presidente almoçou com Dilma em São Paulo, em reunião que durou mais de três horas

SÃO PAULO O ex-presidente Lula foi liberado ontem pelos médicos para entrar de cabeça na campanha eleitoral. Após exames de acompanhamento do tratamento contra o câncer na laringe, Lula comemorou os resultados em almoço com a presidente Dilma Rousseff. No cardápio, bacalhoada e "assuntos nacionais", disse a assessoria de Dilma.

A reunião durou três horas e meia e ocorreu enquanto os advogados de defesa dos réus do mensalão apresentavam suas teses no Supremo Tribunal Federal. Dilma alterou a agenda na última hora e informou que estaria em compromisso privado em São Paulo. O encontro se estendeu tanto que Dilma cancelou reunião que teria com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Os dois acabaram despachando no avião presidencial na volta a Brasília. Mantega estava em São Paulo para encontro com o governador Geraldo Alckmin.

- A partir de agora, Lula está liberado para fazer tudo o que quiser. Pode sair daqui para um palanque onde ele quiser. Pode ir para um palanque agora e falar por 24 horas - disse o cardiologista Roberto Kalil.

Lula encerrou o tratamento em fevereiro. Mas, em decorrência da radioterapia, tem sofrido com grande inchaço no pescoço. Segundo o oncologista Artur Katz, o inchaço deve continuar por dois ou três meses.

Desde que terminou o tratamento, Lula engordou entre seis e sete quilos. Apesar da recuperação, ainda sofre com a rouquidão. Ontem, após exames de imagem e laboratoriais, comentou:

- Tenho de comer um bacalhau com a minha presidente - disse o ex-presidente na saída do Hospital Sírio-Libanês.

Apesar de dizer que Lula agora pode se comportar como "pessoa normal", os médicos ponderaram que ele deve evitar fumo e álcool e voltar à ativa com "bom-senso". O temor dos líderes petistas é com o assédio dos candidatos a prefeito, que pressionam pela presença de Lula nos palanques. Por enquanto, Lula confirmou presença nas campanhas de SP, Recife, Belo Horizonte, Campinas e ABC paulista.