Título: PF do Rio faz hoje nova operação-padrão
Autor: Barbosa, Givaldo
Fonte: O Globo, 09/08/2012, Economia, p. 30

Policiais federais do Rio de Janeiro aderiram à paralisação nacional da categoria e suspenderam ontem a emissão de passaportes em todo o estado. No Aeroporto Internacional do Galeão, os agentes também promoveram uma operação padrão no embarque internacional, intensificando a inspeção dos passageiros. Mas o protesto não causou tumultos e os voos decolaram sem problemas.

A paralisação começou na terça-feira e termina hoje, quando os policiais prometem fazer nova operação-padrão. Amanhã, todas as atividades, inclusive a emissão dos passaportes, voltam à normalidade. A expectativa do presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ), Telmo Correa dos Reis, é que o movimento tenha a adesão de 80% da categoria. O efetivo da PF no Rio é de 1.200 pessoas, entre agentes e pessoal administrativo. Na paralisação, serão mantidos apenas os serviços essenciais, como condução de presos de alta periculosidade. A categoria reivindica o reconhecimento e pagamento das chamadas atribuições de nível superior, o que terá impacto de 40% a 50% na remuneração. Hoje de manhã haverá uma passeata no Centro do Rio.

Sem saber da paralisação, muita gente foi ontem ao posto da PF no Galeão. Só foram atendidos os casos de urgência. O posto normalmente atende a 250 pedidos por dia. Quem não conseguiu ser atendido terá que remarcar o atendimento.

Hoje ainda haverá uma operação-padrão, no Porto de Santos e no Aeroporto Internacional de Cumbica (Guarulhos), de agentes, escrivães e papiloscopistas ligados ao Sindicato dos Servidores da Polícia Federal (PF) de São Paulo (Sindpolf-SP), em greve desde terça-feira. Os delegados da PF ameaçam engrossar o movimento.