Título: Chamadas interrompidas são 2ª maior reclamação
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 09/08/2012, Economia, p. 26

Primeiro lugar no ranking do Procon é de cobrança indevida

SÃO PAULO As quatro grandes operadoras de telefonia celular estão entre as dez empresas com maior número de reclamações no Procon de São Paulo. A interrupção das ligações e a má qualidade das chamadas são o segundo motivo que mais leva os consumidores a reclamarem, com 16,25% do total dos registros, atrás das queixas contra as cobranças indevidas - que representam 49,5% das reclamações.

A advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Veridiana Alimonti, ressalva que esses dados não refletem o tamanho dos problemas enfrentados pelos clientes dessas empresas, uma vez que não são todos os consumidores insatisfeitos com o sinal ou com a qualidade da chamada que registram reclamações, diferentemente do que ocorre com as cobranças indevidas feitas pelas operadoras.

- A cobrança errada, como pesa no bolso, estimula o consumidor a fazer a reclamação. No caso da interrupção de ligação, em geral, as pessoas relevam e não registram o problema. Na minha opinião, porém, as recentes ações da Anatel mostraram ao consumidor que é importante procurar o Procon e a própria agência para formalizar os problemas de telefonia - disse Veridiana.

No ranking paulista de reclamações ao Procon, a Claro é a empresa com mais problemas entre as operadoras, com 2.629 registros desde janeiro até ontem - sendo 428 (ou 16%) de "serviço não fornecido" e "vício de qualidade", quesitos técnicos do órgão que incluem a interrupção de ligações e a má qualidade da rede.

Em seguida aparece a TIM com 1.913 reclamações no total desde o início do ano, sendo 316 (16%) dos registros sobre as chamadas cortadas.

Primeira também no Idec

A Oi ostenta 1.381 reclamações e 208 (o que corresponde a 18% do total) críticas sobre a qualidade das chamadas.

A Vivo tem 1.099 registros no Procon, sendo 201 ou 15% de reclamações específicas sobre a qualidade do sinal.

Embora não tenha um ranking dividido por empresa como faz o Procon, o Idec elabora uma listagem com as principais demandas reclamadas pelos consumidores.

Segundo a entidade, as principais críticas são contra telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura.

"Em todos eles, o principal problema é a interrupção do serviço - seja por falta de sinal ou por outras falhas", disse o Idec ontem por meio de comunicado.