Título: Ex-mulher de Cachoeira sai de CPI como investigada
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 09/08/2012, O País, p. 7

Andréa Aprígio nega ligação com negócios de contraventor; elos não são só familiares, diz relator

BRASÍLIA Ao contrário da namorada do Carlos Cachoeira, Andressa Mendonça, que permaneceu por sete minutos na CPI e nada falou, a ex-mulher do contraventor surpreendeu os parlamentares ao ler um texto no qual negou que tenha cometido alguma atitude ilegal ou que seja laranja do bicheiro. Disse que as empresas que estão em seu nome não têm mais vínculos com seu ex-marido e fez um apelo para que sua imagem e a de seus filhos sejam preservadas. Andréa Aprígio, no entanto, não convenceu o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG).

- Ela entrou como testemunha e saiu como investigada - disse Cunha, depois do depoimento a portas fechadas na CPI do Cachoeira, que durou mais de duas horas.

Logo de início, Andréa disse que é defensora de valores éticos, morais e cristãos. Ainda fez questão de observar que é engenheira e advogada e que cuida sozinha de suas empresas. Ao falar do sofrimento dos filhos, pela exposição do pai e dela própria, emocionou-se:

- O patrimônio que está em meu nome é fruto de uma partilha de bens por ocasião de uma separação consensual, homologada em juízo, havida entre mim e o Carlos. Além disso, é fruto do retorno do meu trabalho.

Mas quando o relator Odair Cunha a questionou sobre um empréstimo a ela concedido por Cachoeira, no valor de aproximadamente R$ 2 milhões, resolveu se calar.

- Imaginei que pudesse utilizar dos meus 20 minutos e depois utilizar o habeas corpus para nada mais falar. Se soubesse que iria ter de ficar, não teria falado nada. Gostaria que vocês preservassem meu direito de não responder aos questionamentos.

Andréa continuou declarando que não falaria, mas aceitou que seu depoimento se desse a portas fechadas. Ao final, Odair Cunha disse que apesar das sucessivas negativas em responder às perguntas, ficou evidenciado que os vínculos entre Cachoeira e Andréa vão além de laços familiares, e envolvem ligações empresariais. O deputado lembrou que, apesar de estar na condição de ex-mulher, ela ainda mantém cartão de crédito comum com o bicheiro.

Depois de Andréa, foi a vez do contador Rubmaier Ferreira de Carvalho, que aparece como contador de várias empresas consideradas fantasmas no esquema do grupo de Cachoeira. Carvalho negou que conheça o contraventor ou alguém ligado a ele. Porém, admitiu que criou as empresas Brava Construções e Veloso e Conceição. No entanto, disse que não fez a contabilidade de ambas, nem da Alberto & Pantoja. Para ele, alguém pode ter utilizado seu CPF para incluir seu nome como responsável contábil. Algumas empresas fantasmas têm como endereço o escritório dele ou indicaram o número de telefone do local como sendo pertencente a elas.

Carvalho não quis falar sobre a empresa Qualix. Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) aponta que vários saques da conta da empresa foram feitos pelo contador.

Pelo menos duas empresas de fachada, a Brava Construções e a Alberto & Pantoja, movimentaram R$ 39 milhões, entre 2010 e 2011, do grupo de Cachoeira. Os saques eram feitos pelo tesoureiro Giovane Pereira da Silva, foragido.