Título: Conselho indica deputados para investigar escândalo
Autor:
Fonte: O Globo, 09/08/2012, O País, p. 8

BRASÍLIA O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSD-BA), decidiu ontem que os deputados Sibá Machado (PT-AC) e Ricardo Izar (PSD-SP) comandarão as investigações sobre o balcão de emendas da Câmara dos Deputados. Sibá ficará responsável por investigar o envolvimento de João Carlos Bacelar (PR-BA) na compra de emendas parlamentares de outros deputados baianos. Já Izar terá de analisar a situação de Marcos Medrado (PDT-BA), que admitiu ter negociado uma emenda de R$ 2 milhões com Bacelar em troca do apoio político de um prefeito do interior baiano nas eleições de 2010.

Sibá e Izar foram os escolhidos de duas listas tríplices sorteadas pelo presidente do Conselho anteontem. Eles têm até o dia 30 para entregar um relatório preliminar sugerindo ou não o aprofundamento das investigações, o que pode gerar um processo de cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar. Pelo cronograma montado por José Carlos Araújo, caso as investigações prossigam, o órgão deve concluir até o dia 18 de dezembro se os deputados quebraram o decoro parlamentar.

- Não quero deixar nada sem terminar. O fim do ano é o limite, porque, se não votarmos até lá, teremos de esperar o recesso para concluir - explicou.

Em junho, O GLOBO revelou a existência de um esquema de compra de emendas. Segundo a ex-mulher de Bacelar, Isabela Suarez, o deputado comprava de colegas as emendas ao orçamento da União, que, posteriormente, eram destinadas a seus redutos.