Título: Petista quer investigação de cartilha do mensalão
Autor: Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 10/08/2012, O País, p. 6

Material foi produzido pelo Ministério Público e dirigido ao público jovem

BRASÍLIA O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) entrou com representação ontem no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pedindo investigação sobre a publicação, no site oficial da Procuradoria Geral da República, do link "Turminha do MPF", destinado a crianças e adolescentes para explicar o mensalão. Para o deputado, a produção é irregular.

Na ação, Vaccarezza diz: "trata-se de evidente desvirtuamento da atividade do Ministério Público (...) com notória intenção de "carnavalizar" um julgamento sério".

No material, os personagens da cartilha introduzem o caso dizendo que vão falar sobre "um assunto bem sério", para explicar que o julgamento é histórico, pelo seu tamanho e por envolver pessoas que ocupavam "altos cargos do Poder Executivo". Um trecho diz: "Os crimes pelos quais os réus são acusados tiveram como resultado o uso indevido do dinheiro público, ou seja, todos nós fomos vítimas."

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, negou que a iniciativa tenha patrocínio da Executiva do partido:

- Não tenho que me manifestar (a favor ou contra a ação). Não sou responsável por iniciativas que advogados ou parlamentares ligados ao partido venham a tomar.