Título: Em oito minutos, uma síntese da nossa cultura
Autor: Grillo, Marco
Fonte: O Globo, 13/08/2012, Rio, p. 9

Parte brasileira da festa de encerramento tem Villa-Lobos, mangue beat e diversidade étnica

Ivo gonzalez

David Gray/Reuters

AGORA É COM O RIO

O gari Renato Sorriso subiu ontem ao palco do Estádio Olímpico de Londres para mostrar o que sabe fazer de melhor: esbanjar alegria. Sempre sambando, ele abriu e conduziu a participação brasileira na cerimônia de encerramento das Olimpíadas. Pelé apareceu como um convidado de honra da festa, que contou ainda com os cantores Marisa Monte, Seu Jorge e BNegão. Ao final da apresentação brasileira, um minidesfile de oito minutos de duração, apareceram ainda os atletas Robert Scheidt, dono de três medalhas olímpicas no iatismo, e Maurren Maggi, ouro no salto em distância nos Jogos de Pequim, em 2008.

O rápido capítulo verde-amarelo teve início quando o evento já tinha mais de duas horas de duração. O prefeito de Londres, Boris Johnson, entregou a bandeira olímpica ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, que a repassou ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Logo após a passagem simbólica, a festa brasileira começou.

Na encenação, Sorriso, com uma roupa laranja que imitava seu uniforme de trabalho, apareceu sambando e logo foi "repreendido" por um ator que interpretava um segurança e pretendia tirá-lo do palco. Com jogo de cintura, Sorriso acabou ensinando ao seu mais novo amigo os primeiros passos de samba. O gari mais famoso da cidade guiou o segurança em uma visita por símbolos tradicionais do Brasil e do Rio. Marisa Monte cantou a Ária que abre as "Bachianas Brasileiras nº 5", de Villa-Lobos, vestida de Iemanjá, simbolizando a diversidade religiosa, enquanto o rapper BNegão homenageou o movimento mangue beat com "Maracatu atômico", de Chico Science e Nação Zumbi. O malandro carioca foi representado por Seu Jorge, todo de branco, que cantou "Nem vem que não tem", sucesso na voz de Wilson Simonal.

Os músicos cantavam "Aquele abraço", de Gilberto Gil, e dividiam o palco com uma roda de capoeira, atores representando índios, alegorias de escola de samba e a modelo Alessandra Ambrósio, quando Pelé entrou. Aplaudido, ele abraçou Sorriso, encerrando a participação brasileira, dirigida por Daniela Thomas, Cao Hamburger e Abel Gomes.

Antes da festa brasileira, a cena foi dominada pelo rock e pelo pop. Se na cerimônia de abertura a estrela maior foi Paul McCartney, ontem as atenções foram divididas. George Michael, Kaiser Chiefs, Pet Shop Boys, Fatboy Slim, The Who, One Direction e até as Spice Girls, que chegaram nos tradicionais táxis pretos londrinos, apresentaram-se no evento. Freddie Mercury foi homenageado no telão, e em seguida os remanescentes do Queen tocaram "We will rock you" com a cantora Jessie J.

A cerimônia foi menos teatral do que a da abertura. Um ator representando Winston Churchill, primeiro-ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial, discursou na apresentação, que teve ainda representação da hora do rush londrina, com táxis presos em um engarrafamento.