Título: Sequestro na ficha de Cachoeira
Autor:
Fonte: O Globo, 13/08/2012, O País, p. 6

Gravações a que o "Fantástico" teve acesso revelam lado desconhecido do bicheiro

Gravações inéditas divulgadas ontem pelo "Fantástico", da Rede Globo, revelam um lado pouco conhecido do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Em uma investigação anterior à Operação Montecarlo, grampos indicam que ele teria comandado um sequestro. Em abril de 2009, Cachoeira estava desconfiado de que alguém fraudava os caça-níqueis. Araponga de Cachoeira, Idalberto Araújo, o Dadá, foi checar se procedia o temor do chefe e deu o retorno:

- Falei (para o suspeito): "bicho, é o seguinte: todo material que tá aqui apreendido, nós vamos entregar para o Carlinhos".

- Excelente! Faz isso aí, manda brasa aí, desbarata esses malandros - respondeu Cachoeira.

Segundo a PF, as conversas apontam que Elion Alves Moreira foi feito refém pelo grupo de Cachoeira, para que confessasse a fraude. Outra conversa entre Dadá e Cachoeira revela o plano:

- O celular dele tá aqui com a gente, entendeu? Então ele tá sem comunicação com o time dele.

- Pega ele e leva ele pra outro canto. Até ele contar.

- Tá bom, então.

Outro grampo mostra que Elion foi agredido durante o sequestro. Dadá conta que ele levou um "pescoção":

- Era melhor ele (Elion) ter baixado a bola e não ter levado o pescoção.

Cachoeira responde:

- Exatamente, malandro tem que arrumar a mão na orelha mesmo.

Ao "Fantástico", o advogado de Elion disse que não houve sequestro. Ele afirmou que a suspeita da PF foi uma interpretação equivocada dos fatos. Dadá afirmou que não se pronunciaria sobre a reportagem.

- O Carlinhos Cachoeira é o chefe de uma organização criminosa de perfil mafioso. Uma pessoa extremamente ousada, inteligente, que não respeita as autoridades constituídas - afirma a procuradora da República Léa Batista de Oliveira.

As escutas telefônicas e vídeos aos quais o "Fantástico" teve acesso ajudam a entender a formação do império do jogo ilegal montando por Cachoeira. O gerente do contraventor Lenine Araújo de Souza, primo dele, também é investigado na Operação Monte Carlo. Gravações mostram a conversa de Lenine com um homem, a quem cobrava um dos pagamentos pela manutenção de um ponto de jogatina. A polícia estima que o dono tenha que pagar 30% do faturamento do ponto à quadrilha. Gravações de 2009 mostram que o grupo atuava no ramo do jogo ilegal havia pelo menos 17 anos.

Grupo pagava propina a policiais

O grupo de Cachoeira, de acordo com a reportagem do "Fantástico", pagava propina a pelos menos 38 policiais. Um policial federal, que foi chefe na Divisão de Serviços Gerais da PF, chegou a receber dinheiro da quadrilha. Anderson recebia o dinheiro para manter a quadrilha informada das operações da PF. Uma das gravações mostra Anderson Aguiar Drumond avisando a Idalberto de Araújo, o Dadá, araponga de Cachoeira, sobre uma operação para fechar uma casa de jogos. Anderson, em uma das gravações, pede dinheiro a Dadá:

- Tem jeito de você creditar aquela parcela pra mim?

- Pego o número da conta e deposito. O nome é Anderson, né?

- Anderson Aguiar Drumond.

Em nota ao "Fantástico", o advogado de Anderson disse que as provas são ilíticas, estão fora de contexto e não representam a realidade.

Ainda de acordo com a reportagem, Cachoeira criou uma espécie de tropa de choque, formada por policiais militares do entorno de Brasília. De acordo com a procuradora Léa Batista de Oliveira, Cachoeira mandava os PMs fecharem as casas de jogos dos concorrentes. O "Fantástico" localizou um homem que frequentava os estabelecimentos comandados por Carlinhos Cachoeira. Ele afirma que os seguranças dos bingos eram sempre PMs, e que já presenciou espancamento e tiro nos locais.

- Essa quadrilha era um verdadeiro poder paralelo, deixando a sociedade à mercê dos policiais civis, militares e federais que eram pagos para protegê-los em prol da manutenção dos jogos no entorno de Brasília e em outras regiões - diz o delegado da Polícia Federal Matheus Rodrigues.

Cachoeira, atualmente sem advogado, está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, e pode ser condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha. Um dos irmãos de Cachoeira disse ao "Fantástico" que Cachoeira nega ter praticado os crimes.

- O chefe da organização criminosa está preso, mas a organização criminosa não foi totalmente desarticulada. A organização está trabalhando, movimentando, ameaçando, chantageando, mandando recado - diz a procuradora da República Léa Batista de Oliveira.