Título: Expectativa para IPCA este ano sobe para 5,11%
Autor: Valente, Gabriela
Fonte: O Globo, 14/08/2012, Economia, p. 19

É a quinta alta seguida nas projeções do mercado, que revê para baixo estimativa de PIB

valente@bsb.oglobo.com.br

Brasília Os economistas do mercado financeiro avistam mais inflação no horizonte deste ano. A estimativa geral, calculada pelo Banco Central (BC) com os dados da pesquisa semanal que faz com os principais bancos e corretoras do país, subiu de 5% para 5,11% para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado nas metas de inflação. Foi a quinta alta seguida. Há um mês, a previsão era de 4,87%, ainda próxima ao centro da meta do governo para este ano, de 4,5%.

Enquanto isso, as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos pelo país ao longo de um ano) pioraram. Na semana em que mais um pacote do governo deve ser lançado para impulsionar o investimento privado, os analistas revisaram para baixo, pela segunda semana seguida, sua aposta para a expansão da economia brasileira de 1,85% para 1,81% neste ano.

As previsões para a indústria continuaram a cair, pela 11ª semana seguida. Agora, os analistas do mercado trabalham com uma retração de 1% na produção industrial neste ano, e não mais com a ideia que a indústria encolheria apenas 0,69%, como esperado até a semana passada.

Mesmo assim, os entrevistados pelo BC mantiveram a perspectiva de que o Comitê de Política Monetária (Copom) cortará a taxa básica de juros (Selic) de 8% ao ano para 7,5% ao ano na sua próxima reunião, daqui duas semanas.