Título: Nós não podemos ser complacentes
Autor: Alves, Maria Elisa
Fonte: O Globo, 14/08/2012, Rio, p. 9

Enviado especial

LONDRES

Marcação cerrada. Rogge: "Vocês têm que entender que isso requer trabalho duro"

AFP/Leon Leal

Presidente do COI diz que cariocas terão de "trabalhar duro" para garantir o sucesso dos Jogos

O Rio completará, em outubro, três anos desde a vitória de sua candidatura para sediar os Jogos de 2016, mas ainda não conseguiu fechar um orçamento, estimado inicialmente em R$ 28,8 bilhões. O senhor está preocupado?

Você sabe, orçamento é algo que envolve tempo. Nossos especialistas estão trabalhando bem de perto com os especialistas do Rio para estabelecer um orçamento completo, o mais breve possível.

Em Londres, há 13 linhas de metrô, seis de metrô de superfície, trens urbanos e até um trem de alta velocidade que liga o Centro ao Parque Olímpico em sete minutos. Como será no Rio, que aposta em linhas de BRT, tem apenas duas linhas de metrô e um sistema de trens que passa longe do Parque Olímpico e de 60% das instalações dos Jogos?

O plano de transporte apresentado durante a candidatura foi examinado pelos nossos especialistas internacionais. Agora, nós temos um time de especialistas no Rio também examinando minuciosamente o plano de transportes. Eu pessoalmente estive na abertura de uma estação (de BRT). Os especialistas nos disseram que o trabalho tem progredido bem. Transporte é sempre um desafio para todas as cidades, mas nós acreditamos que o sistema de transportes do Rio será eficaz.

Na festa de encerramento, o senhor classificou os Jogos de Londres de "felizes e gloriosos". O sucesso dos britânicos aumenta o desafio do Rio?

O que podemos esperar é que o Rio seja o mais ambicioso possível. É claro que nós esperamos muito dos Jogos que vocês estão preparando. Penso que teremos bons Jogos, não tenho dúvida disso. Vocês estão bem economicamente, são um país politicamente estabilizado, têm amor pelo esporte; têm bons especialistas em esporte... Vejo também uma boa unidade entre os governos federal, estadual e municipal para ter uma ótima Copa do Mundo e ótimos Jogos. O potencial é muito bom. É claro que isso exige trabalhar duro, mas nós continuamos otimistas.

Como a Copa de 2014 pode ajudar na organização das Olimpíadas?

A Copa do Mundo da Fifa, definitivamente, vai beneficiar os Jogos de 2016, porque muitos preparativos, muitas construções também servem para as Olimpíadas. A reforma do aeroporto (Tom Jobim) é algo que irá beneficiar as duas. O Rio está construindo, no porto, infraestrutura e facilidades para navios de cruzeiro que servem para os dois eventos.

Há um ano, a Fifa e o presidente da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, propuseram ao senhor incluir o futebol de areia no programa dos Jogos. É verdade que o senhor descartou a inclusão?

Não. Nós vamos estudar o programa dos Jogos do Rio mais tarde, no ano que vem. É algo que deverá estar decidido, provavelmente, em outubro ou novembro de 2013.

O que o senhor diria para os cariocas sobre a Rio 2016?

Estamos esperando ansiosamente por Jogos excitantes no Rio em 2016. A mensagem que posso passar é que estou confiante e otimista de que vocês serão capazes de organizar bons Jogos. Mas, é claro, todos vocês têm que entender que isso requer trabalho duro, muito planejamento e ser muito cuidadoso para não perder tempo. Estamos felizes, mas nós não podemos ser complacentes. Vocês têm que trabalhar duro.