Título: STJ investigará ligação Perillo-Cachoeira
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: O Globo, 14/08/2012, O País, p. 7

BRASÍLIA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a abertura de inquérito para investigar as relações entre o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o bicheiro Carlinhos Cachoeira. No pedido de abertura de investigação, o Ministério Público Federal (MPF) havia requisitado uma série de diligências, e o ministro relator do caso, Humberto Martins, concordou. O processo referente ao outro governador formalmente investigado, Agnelo Queiroz (PT), do DF, tramita em ritmo mais lento. A última movimentação foi em 25 de junho. Perillo e Agnelo já prestaram depoimentos à CPI do Cachoeira, no Congresso, e são suspeitos de proximidade com o bicheiro e integrantes da organização criminosa.

Os governadores começaram a ser investigados em 13 de junho, a partir de um pedido formulado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. As primeiras diligências para apurar a proximidade de Perillo a Cachoeira foram determinadas no fim da semana passada, o que significou a formalização do inquérito e tramitação do processo do gabinete do ministro Humberto Martins para a Coordenadoria da Corte Especial do STJ. Providências de ordem burocrática, como a anexação de documentos a partir das diligências, são realizadas por essa coordenadoria.

Os dois processos correm em segredo de Justiça, e o STJ não informou o teor do parecer do MPF, nem do despacho do ministro. As investigações da Polícia Federal (PF) para a Operação Monte Carlo, deflagrada em 29 de fevereiro, e o aprofundamento da apuração da CPI do Cachoeira apontaram mais indícios da proximidade do governador goiano ao bicheiro. Reportagem do GLOBO de 17 de julho mostrou suspeitas de que Cachoeira pagou contas de secretários do governo de Perillo, como mostram degravações de conversas telefônicas usadas pela PF na investigação. Os pagamentos aos secretários seriam feitos por meio da Delta Construções, empreiteira que obtinha contratos - inclusive no governo de Goiás - por influência de Cachoeira. A casa onde o bicheiro foi preso em Goiânia já pertenceu a Perillo, que é suspeito de favorecer a Delta em troca do pagamento de parcelas da venda do imóvel, conforme indícios apontados pela PF.

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, que defende Perillo, disse que a abertura do inquérito atende a um pedido do próprio governador. À época, o governador, que sustenta ser vítima de interpretações equivocadas, fez o pedido a fim de buscar prova de que as acusações seriam infundadas.

- Fiz o pedido em abril. Mas como as coisas são lentas, o inquérito só foi aberto agora. Em 30 anos de advocacia, foi a primeira vez que eu pedi para abrir um inquérito. Agora, vamos esperar o procedimento normal.

O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), convocou um assessor do ex-senador Demóstenes Torres para depor amanhã. A defesa de Hillner Braga Ananias, capitão da Polícia Militar do estado de Goiás e ex-segurança de Demóstenes, pediu que ele fique em silêncio.