Título: Líder dos grevistas está há 17 anos no movimento sindical
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 11/08/2012, Economia, p. 26

Josemilton Costa, vascaíno, também defende os aposentados

BRASÍLIA Há 17 anos no movimento sindical, Josemilton Costa é hoje um dos principais interlocutores do funcionalismo com o governo federal e está por trás de boa parte da mobilização dos últimos meses. Mas reclama da inabilidade da equipe da presidente Dilma Rousseff para negociar.

No ano passado, em uma greve que mobilizou servidores de todo o país, o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) entrou pelas madrugadas em reuniões com o então secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira. O resultado foi um aumento entre 2% e 31% para 937 mil servidores, único grupo contemplado no Orçamento deste ano. Ele agora defende uma política salarial permanente e o fim da obrigação de enviar os projetos orçamentários em agosto.

- Isso engessa a discussão. Sabemos que será para 2013, mas queremos tratar disso já no início de 2012, porque os projetos precisam ir até 31 de agosto - diz Costa.

Mineiro de nascimento, ele está há cinco anos à frente da Condsef, que representa mais de 700 mil servidores do Executivo, e já participou de pelo menos sete grandes greves. Sua outra grande paixão é o Vasco. Costa, de 50 anos, diz ter aberto mão até do convívio familiar pelo funcionalismo:

- Em períodos como este (de mobilização), chego a ficar 15 dias seguidos em Brasília. É por uma causa nobre.

Findas as atuais greves, Costa quer defender o direito dos aposentados e o tratamento similar de quem desempenha as mesmas atividades no governo. ( Cristiane Bonfanti )