Título: Pequenos terminais regionais poderão receber voos regulares
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 16/08/2012, Economia, p. 29

Ideia é ampliar número de aeroportos de 130 para 210

BRASÍLIA Para alavancar a aviação regional, o governo federal vai anunciar uma rede de pequenos aeroportos, que receberão investimentos na infraestrutura para receber voos regulares. São terminais localizados em regiões próximas a polos industriais ou que são importantes para o desenvolvimento da atividade turística.

A proposta é ampliar o número de aeroportos regionais em funcionamento, de 130 para 210, e assim elevar a cobertura do serviço de 79% da população brasileira para 94%. A necessidade de investimento nesses terminais supera R$ 500 milhões por ano.

Ainda com foco nos pequenos aeroportos, o governo deve anunciar uma proposta para permitir que o setor privado possa construir e explorar comercialmente terminais que operam a aviação geral (jatinhos). Seria uma forma de desafogar os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, por exemplo, que estão saturados.

Portos podem ter disputa

A concessão dos portos é um assunto mais complexo, porque as licitações enfrentam resistência de mais 70 terminais concedidos no passado, cujos contratos estão vencendo. A lei manda licitar, o governo quer, mas os concessionários atuais pretendem renovar o contrato e ameaçam entrar na Justiça, conforme afirmou uma fonte ligada ao setor.

Por isso, a orientação é analisar caso a caso. A que está mais adiantada é a concessão de um novo porto em Manaus, no Amazonas, para atender à região da Zona Franca. Há também estudos para a construção pelo setor privado de outros dois portos, nos estados da Bahia e do Espírito Santo. ( Geralda Doca )