Título: Para especialistas, é preciso, antes, concluir obras atrasadas
Autor: Lima, Maria; Gama, Júnia
Fonte: O Globo, 16/08/2012, Economia, p. 27

Parceria com setor privado recebe apoio, mas há dúvidas se todos os lotes despertarão interesse de investidor

Roberta Scrivano e Debora Diniz

O Programa de Investimentos em Logística foi recebido com ressalvas por especialistas. Para eles, embora seja um passo positivo, a indefinição sobre como as concessões e parcerias serão estruturadas não permite avaliar se a iniciativa privada vai mesmo investir no pacote, orçado em R$ 133 bilhões até 2037.

A necessidade de concluir projetos que já estão em andamento, antes de pensar em outros, também é citada por Claudio Barbieri, professor da Universidade de São Paulo (USP). Ainda assim, o especialista vê com bons olhos as parcerias com a iniciativa privada e a criação da estatal para fazer a gestão logística do país.

- As parcerias e a estatal gestora são boas iniciativas. Mas será que não seria melhor trabalhar para finalizar a Norte-Sul, antes de projetar a ferrovia Oeste-Leste? - indaga.

Para o ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, a proposta apresentada ontem "é só o começo".

- Temos de vigiar esse novo pacote para ver se ele sairá do papel.

Coordenador de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende vê o pacote com um misto de otimismo e apreensão.

- Causa apreensão ouvir a presidente dizer que não vai buscar a menor tarifa ou o menor pedágio, mas "o menor possível". Tenho temor de que o governo ofereça taxas de retorno muito baixas, que não permitam às concessionárias investir, mas apenas tapar buracos - adverte Resende.

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) recebeu com cautela o novo pacote.

- É um pacote corajoso. A presidente, além de falar de projetos, determinou datas. Mas será um desafio fazer o estudo de viabilidade desses sete lotes nos 150 dias prometidos. É um processo burocrático e um ou outro lote pode não se mostrar viável - disse o presidente da ABCR, Moacir Duarte.