Título: Valec perde força com novo modelo para concessão de ferrovias
Autor: Oswald, Vivian; Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 16/08/2012, Economia, p. 26

BRASÍLIA

O novo modelo de concessões para estradas e ferrovias tem como efeito colateral o enfraquecimento da Valec. Ela perderá a responsabilidade pelo planejamento da expansão da malha ferroviária, bem como a função de principal construtora das linhas férreas, já que o Programa de Investimentos em Logística transfere à iniciativa privada a responsabilidade de construir 10 mil quilômetros de trilhos. Parte das atribuições da Valec ficará a cargo da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal que incorporará a recém-criada Etav.

A empresa não só vai cuidar do trem-bala como terá tentáculos sobre todos os modais de transportes do país com uma visão "transversal", segundo o minsitro dos Transportes, Paulo Passos. A empresa vai, dessa forma, roubar algumas prerrogativas de planejamento de Valec, Dnit e da própria ANTT.

A Valec continuará tocando as obras em vigor, mas agora atuará como gestora da demanda das ferrovias a serem construídas via Parceria Público-Privada (PPP).

Várias obras da Valec foram questionadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Há algumas semanas, uma operação da Polícia Federal levou à prisão do ex-presidente da empresa José Francisco das Neves, o Juquinha.