Título: Pacote é kit felicidade, diz Eike. Empresários elogiam iniciativa
Autor: Oswald, Vivian; Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 16/08/2012, Economia, p. 26

Executivos veem efeito a longo prazo mas citam execução difícil

Vivian Oswald, Eliane Oliveira, Danielo Fariello e Junia Gama

BRASÍLIA Convidado da presidente Dilma Rousseff, o empresário Eike Batista, o homem mais rico do país, chamou de "kit felicidade" o programa de concessões para rodovias e ferrovias lançado ontem no Palácio do Planalto e orçado em R$ 133 bilhões. Pioneiro do desenvolvimento da infraestrutura nacional, o engenheiro Eliezer Batista, pai de Eike, também era só elogios ao programa. Mais de 50 executivos de vários setores participaram da solenidade.

- (É virtude do programa) o tamanho, a escala, a visão holística de tudo, integrar ferrovias com portos. Não adianta criar ferrovia para lugar nenhum ou sem carga - disse Eike.

- É o primeiro plano em que você leva em conta todos esses detalhes. É pensado por engenheiros. É diferente de fazer só com política. É a primeira vez que vejo uma coisa dessas no Brasil. Estou falando como engenheiro, não sou político - destacou Eliezer.

Mas houve quem mostrasse certo ceticismo:

- Obviamente que um projeto desta magnitude é sempre desafiante na sua execução, mas é extremamente positivo para o Brasil - afirmou André Esteves, dono do BTG Pactual.

Para Pedro Passos, sócio fundador da Natura, o plano é um avanço no rumo certo, convocando a iniciativa privada para participar desse processo, mas só terá resultado a longo prazo:

- Não é uma medida de resposta rápida para o crescimento, mas elimina alguns gargalos.

mantega aproveita para pedir investimentos

Josué Gomes da Silva, da Coteminas, lembra que os investimentos em infraestrutura vêm antes do crescimento e diz que o projeto é ousado:

- É um programa inteligente na competição, buscando a modicidade tarifária e criando competição sem monopólios, o que é imprescindível na logística.

O presidente da Associação Nacional de Transportes Ferroviários (ANTF), Rodrigo Villaça, também elogiou o programa, que definiu como um novo marco para o setor.

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, disse que a empresa tem interesse em realizar investimentos no setor de ferrovias.

Já o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado, disse que a companhia manterá seus investimentos de US$ 650 milhões este ano.

Após o evento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, convidou para uma reunião em seu gabinete 53 empresários de vários setores e pediu que elevem seus investimentos no país.