Título: Dois brasileiros são linchados na Bolívia
Autor: Pinto, Anselmo Carvalho
Fonte: O Globo, 16/08/2012, O País, p. 12

Suspeitos de matar bolivianos, eles foram espancados e queimados

CUIABÁ Dois brasileiros foram linchados por moradores de San Matías, no leste da Bolívia, anteontem à noite, após serem retirados à força de dentro da delegacia. Eles estavam presos sob a acusação de ter matado três bolivianos. Rafael Max Dias, de 27 anos, e seu enteado Jefferson Castro Lima, de 22, foram arrastados de dentro da cela, barbaramente espancados e queimados quando já agonizavam.

Segundo a polícia local, os dois teriam matado os bolivianos Paulino Parabá Ramos, de 33 anos, Banderley Costas Parabá, de 27, e Edgar Suárez Rojas, de 26, numa discussão motivada por um desentendimento na venda de duas motos supostamente roubadas no Brasil. Jefferson e Rafael eram moradores de Várzea Grande (MT).

Na Bolívia, Jefferson foi preso ainda na noite de segunda-feira. Rafael foi encontrado somente no dia seguinte, depois de uma perseguição no meio do mato. Preso, ele confessou ter matado os bolivianos, segundo informou o comandante da polícia local, Edwin Rojas.

Por volta das 18h da quarta-feira, uma multidão - incluindo parentes dos bolivianos mortos - foi até a frente da delegacia, exigindo que a polícia os entregasse. Primeiramente, queimaram uma viatura. Com um contingente de apenas dez homens, a polícia não resistiu à invasão.

Segundo o jornal boliviano "El Deber", os corpos ficaram até a manhã de ontem no meio da rua, quando a polícia iniciou as investigações.

O Itamaraty informou que o adido da Polícia Federal na Embaixada de La Paz vai acompanhar as investigações. O consulado brasileiro de Santa Cruz de La Sierra, cuja jurisdição engloba a região de San Matías, também acompanha o caso. O episódio, segundo o Itamaraty, tem implicações policiais apenas e não interfere nas relações diplomáticas entre os dois países.

Jefferson havia sido preso em janeiro deste ano, em Tangará da Serra (MT), com 32 gramas de cocaína. Ele deixou a cadeia no último dia 6, para cumprir pena em regime semiaberto. Rafael estava em liberdade desde janeiro, após cumprir cinco anos por homicídio. Era casado com a mãe de Jefferson, Maria Raimunda Castro.

Ontem o advogado da família, Fernando Mello, entrou em contato com o consulado de Santa Cruz e a PF, para agilizar os trâmites do traslado.

- A informação que me deram é que é melhor a família esperar um pouco antes de ir a San Matías, porque o clima lá ainda é muito tenso - declarou o advogado.