Título: MPF pede à Polícia Federal investigação de ataque a índios
Autor:
Fonte: O Globo, 16/08/2012, O País, p. 12

Após ocupação de reserva no Mato Grosso do Sul, pistoleiros teriam atirado

SÃO PAULO O Ministério Público Federal no Mato Grosso do Sul pediu instauração de inquérito à Polícia Federal para investigar ataque de pistoleiros ocorrido na última sexta-feira à comunidade indígena Guarani Kaiowá de Arroio Korá, no município de Paranhos. Durante a madrugada, cerca de 400 índios haviam ocupado o local, considerado território sagrado e homologado como terra indígena pela União desde 2009, mas que segue sob controle de fazendeiros. Segundo o MPF, uma menina de 2 anos morreu no local em circunstâncias não esclarecidas, após o ataque.

A ocupação pelos índios ocorreu durante a madrugada. Eles foram atacados por pistoleiros no fim da manhã da última sexta-feira. Um índio desapareceu após os ataques. A Força Nacional de Segurança chegou ao local na própria sexta-feira, após o ataque, mas os agressores já tinham fugido.

Os pistoleiros teriam ficado horas atirando contra os indígenas, com munições levadas em caminhonetes. Pelo menos 120 crianças estavam no local durante o ataque. O corpo da menina morta foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Ponta Porã. Há suspeita de que ela estava desnutrida.

- O quadro de desnutrição nas aldeias da região é grande. Os índios continuam a ser impedidos de ocupar as terras, mesmo elas tendo sido homologadas. É um absurdo que não se tome providência para resolver a situação - diz Flávio Barbosa, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).