Título: O mensalão e as eleições
Autor: Carvalho, Jailton de; Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 17/08/2012, O País, p. 6

Qual poderá ser a influência do julgamento do mensalão nas eleições de outubro? Três cenários podem ser considerados.

Primeiro, o julgamento é complexo e de difícil entendimento. Muitos réus, diferentes acusações, vários julgadores. Não teremos uma única decisão, que possa ser facilmente entendida, mas uma variedade delas: condenações com cadeia, com serviços comunitários, condenações de crimes prescritos, absolvições. Não é razoável imaginar que o eleitor médio possa entender tanta complexidade, ainda mais que não haverá tempo entre sentenças e eleições para que as informações da mídia possam permear a sociedade, alcançando os níveis de baixa escolaridade, que costumam ter pouco interesse por questões políticas.

Segundo, a maioria dos réus é desconhecida. A atenção estará concentrada em José Dirceu. Se for inocentado, haverá um reforço para o PT, embora pequeno a curto prazo por conta do timing acima mencionado. Mas, para 2014, a consequência será importante, pois o cenário mais provável será ele disputar e conquistar a presidência do PT e, daí, disputar a Presidência da República, já que Dilma tem pouco apoio interno em seu partido, e Lula, por razões de saúde, dificilmente poderá entrar na campanha. Se for condenado, o efeito se inverte, mas, de novo, com um timing apertado para a eleição de 2012. Mas Dilma ficará desde logo desobrigada de absorver Dirceu em seu Ministério, livrando-se de um problema e abrindo caminho para disputar a reeleição.

Terceiro, as eleições serão municipais. Não mobilizam como as nacionais. Os eleitores estarão focados em prefeitos e vereadores, tema distante do mensalão. As eleições municipais também facilitam coligações partidárias variadas, por vezes esdrúxulas, cada partido aliando-se a diferentes outros. Essas alianças cruzadas dificultarão mais a relação do resultado do julgamento com as eleições, pois, se um partido for prejudicado, outro da coligação poderá ser favorecido, permanecendo tudo como dantes, na média. Salvo nos municípios em que a eleição está nacionalizada, como São Paulo. Tudo considerado, é difícil, agora, acreditar que o julgamento tenha efeito importante nas eleições, surpresas à parte. Saberemos em breve.