Título: Mais um acusado pela morte de Celso Daniel é condenado
Autor: Guandeline, Leonardo
Fonte: O Globo, 17/08/2012, O País, p. 12

Apontado como mandante, Sombra ainda não foi julgado

SÃO PAULO O Tribunal do Júri de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, condenou ontem o quinto acusado de participação no assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em janeiro de 2002. A pena para Elcyd Oliveira Brito foi de 22 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado. Outros dois acusados de participação no homicídio ainda não foram julgados: Itamar Messias da Silva e o empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, que seria o mandante do assassinato, segundo acusação do Ministério Público. Beneficiado por um habeas corpus, Sombra ainda não teve a data do júri definida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Ontem, Elcyd negou participação no assassinato e disse que foi pressionado com torturas para confessar envolvimento no crime. À polícia, em 2004, segundo o MP, ele havia dito que dirigiu um dos veículos que abordaram a caminhonete em que estavam Celso Daniel e Sérgio Gomes da Silva, na rua Três Tombos, no bairro da Saúde, em São Paulo.

Após a leitura da sentença pelo juiz Antonio Augusto Galvão de França Hristov, os advogados de Elcyd Brito afirmaram que irão recorrer da decisão do júri.

Itamar Messias também seria julgado, mas seu advogado pediu ao juiz novo prazo, alegando que tinha um outro julgamento para acompanhar ontem, só que em São Paulo. Ele disse ainda que o depoimento de Elcyd é determinante para a defesa de seu cliente e afirmou que o MP ofereceu o benefício da delação premiada para Itamar.

sombra ainda não foi julgado

Em maio, Elcyd e Itamar deveriam ter sido julgados com outros três acusados. Ivan Rodrigues da Silva, o Monstro, foi condenado a 24 anos de prisão; Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira, o Bozinho, a 18 anos; e José Edison da Silva a 20 anos de prisão. Os advogados de Itamar e Elcyd, na época, abandonaram o júri após o juiz negar um pedido de adiamento. Em novembro de 2010, o primeiro acusado, Marcos Bispo dos Santos, foi julgado e condenado a 18 anos.

Sombra, em contrapartida, entrou com recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para não ser acusado de participação no crime. O juiz aguarda apenas o retorno do processo à Corte paulista para marcar a data do julgamento do empresário.

O corpo de Celso Daniel foi encontrado com oito tiros no dia 18 de janeiro de 2002 em uma estrada rural de Juquitiba, na Região Metropolitana de São Paulo.