Título: Ante proibição, PF anuncia operação sem padrão
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 18/08/2012, Economia, p. 28

BRASÍLIA Irritados com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de proibir a realização de operações-padrão, sob pena de multa diária de R$ 200 mil, os policiais federais avisaram ontem que planejam uma "operação sem padrão" para segunda e terça-feira. Em vez de fiscalizar todas as bagagens e cargas, causando lentidão em portos, aeroportos e fronteiras, eles farão protestos com vuvuzelas, cartazes e panfletos e pretendem até deixar pessoas e produtos passarem sem vistoria nas fronteiras.

- A orientação é para que os sindicatos nos estados obedeçam à determinação do STJ. Mas a greve continua - afirmou Marcos Wink, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

O presidente da Fenapef disse que pediu que a área jurídica da Federação analise a constitucionalidade da proibição. Segundo ele, a categoria não aceitará o reajuste de 15,8% proposto pelo governo.

Informado sobre as ameaças de novos protestos no início da semana, o Ministério da Justiça disse que mantém a posição de ontem, de que os policiais não podem usar seu cargo de forma abusiva para conseguir ganho