Título: Lula grava vídeo para campanha de Paes e defende aliança entre esferas de governo
Autor: Pereira, Paulo Celso
Fonte: O Globo, 18/08/2012, O País, p. 8

Ex-presidente aproveita para conversar com Lindbergh e Pezão

Renato Onofre

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou, ontem, vídeos de apoio à campanha do prefeito e candidato à reeleição Eduardo Paes (PMDB). Lula defendeu uma das principais bandeiras da campanha de TV do peemedebista: a aliança entre os governos federal, estadual e municipal, conforme relatou o coordenador de comunicação da campanha, Renato Pereira.

A visita do ex-presidente ao Rio também serviu para conversar com aliados sobre o cenário político local.

No programa, gravado no Hotel Sofitel, em Copacabana, Lula afirmou que o carioca representa a cara do Brasil e se disse satisfeito por ver a cidade vivendo um "momento de destaque" no cenário internacional. Não houve roteiro predefinido. Lula gravou duas vezes, uma sozinho e outra ao lado do prefeito.

Cabral alfineta cesar maia

Ao fim da gravação, o governador Sérgio Cabral lembrou os conflitos entre o ex-presidente e o ex-prefeito do Rio Cesar Maia - a quem até hoje Lula culpa por um de seus momentos mais constrangedores no Rio, quando foi vaiado na abertura dos Jogos Pan-americanos de 2007.

- Nunca tive o ex-prefeito a meu lado para receber o presidente Lula na base aérea do Galeão. Esse constrangimento só acabou quando veio o Eduardo - disse o governador.

Paes também ficou satisfeito com a visita do ex-presidente e disse que respeita a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) de não gravar programa de TV neste momento:

- Ela já fez muito por esta aliança. Atendeu ao meu pedido e esteve aqui no início do processo eleitoral. Não posso pedir mais.

Dois possíveis adversários em 2014, o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o senador Lindbergh Farias (PT) também estiveram com o ex-presidente. Pezão se reuniu com Lula, Paes e Cabral antes da gravação. Já o senador almoçou com Lula. Depois do encontro, o parlamentar afirmou que não poderia comentar o teor da conversa. Lindbergh e Pezão travam uma disputa para ver quem será o candidato a governador em 2014.

- Vocês vão me desculpar. Não vou dizer o que eu falei com o presidente. Fica chato, não é? - disse o senador. - O que eu posso adiantar é que ele está superanimado.