Título: Freixo decide intensificar campanha em favelas
Autor: Pereira, Paulo Celso
Fonte: O Globo, 18/08/2012, O País, p. 8

Candidato do PSOL se apresenta como deputado do filme "Tropa de elite"

Mais conhecido na Zona Sul do Rio, O candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo (PSOL), decidiu intensificar a estratégia adotada para tentar levar sua imagem às áreas mais pobres do Rio. Segundo pesquisa Ibope divulgada anteontem, Freixo subiu de 8% para 12%, mas ainda está bem longe do prefeito Eduardo Paes, que lidera a disputa com 47% das intenções de voto.

Desde 6 de julho, quando iniciou a campanha, esteve em seis favelas pacificadas, duas não pacificadas e quatro regiões dominadas por grupos paramilitares. O objetivo é municipalizar temas como os investimentos sociais em UPPs, milícias e metrô.

Para se aproximar do eleitorado pobre, Freixo se apresenta como o deputado do filme "Tropa de elite", que lutou contra o crime organizado. E lembra que foi o presidente da CPI das Milícias. O candidato também tem focado no legado olímpico de 2016, alertando para que os erros do Pan-americano não sejam repetidos.

No Vidigal, quinta-feira, Freixo disse que faltam serviços de saneamento e coleta seletiva na comunidade. Em visitas à Rocinha e ao Alemão, no início do mês, o criticou a falta de pediatras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) da prefeitura.

Ao GLOBO, Freixo disse que o Ibope mostrou que sua campanha segue no caminho certo para alcançar o segundo turno:

- Temos apresentado muitas propostas na cobertura dos telejornais, pensando sempre numa distribuição de territórios e de temas. A população tem se identificado.