Título: PT cogita retirar João Paulo da disputa municipal em Osasco
Autor: Roxo, Sérgio; Almeida, Amanda
Fonte: O Globo, 18/08/2012, O País, p. 6

Marcos Valério considerou natural voto de relator do mensalão

Um julgamento para a história

SÃO PAULO E Belo horizonte O PT já pensa em tirar o deputado federal João Paulo Cunha (SP) da corrida pela prefeitura de Osasco, caso ele seja condenado no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Embora o candidato tenha negado anteontem a possibilidade de deixar a disputa, o partido tem até o nome do possível novo concorrente: o vice da chapa, Jorge Lapas (PT).

A candidatura de João Paulo conta com o apoio de outras 19 legendas, mas o atual prefeito, Emídio de Souza (PT), impôs um vice petista, já pensando na possibilidade de uma decisão contrária ao ex-presidente da Câmara no STF.

Os coordenadores da campanha avaliam que a chance de condenação do ex-presidente da Câmara no julgamento aumentou depois de o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, apresentar o seu voto na quinta-feira.

pt avalia erro em candidatura

Um aliado do parlamentar entende que o voto de Barbosa deu mais subsídios aos ministros que tendiam pela condenação. Apesar da Lei da Ficha Limpa, se for condenado, João Paulo poderia concorrer, porque o registro da sua candidatura já foi aceito pela Justiça Eleitoral. Mas, caso vença, sua diplomação seria barrada.

Independentemente da decisão final do STF, lideranças do PT acreditam que João Paulo, segundo lugar nas pesquisas, terá uma campanha complicada por causa da exposição provocada pelo noticiário negativo do mensalão. A possibilidade de substituição não tem sido tratada com o próprio candidato porque ele tem evitado comentar até com aliados o julgamento.

O prefeito Emídio defendia um novo nome. O presidente Lula chegou a ser procurado, mas lavou as mãos quando soube que o deputado estava decidido a levar a candidatura adiante de qualquer maneira. Hoje, no PT paulista, a avaliação é que a escolha do réu do mensalão para encabeçar a chapa em Osasco foi um erro.

Procurado por meio de sua assessoria, o deputado não falou. O PT de Osasco reafirmou em nota que o partido "não possui plano B" e que "confia na absolvição de João Paulo".

valério diz que esperava voto contra

Em Minas, o voto do ministro Joaquim Barbosa pela condenação por peculato e corrupção ativa foi recebido sem surpresas pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de ser o operador do mensalão. Segundo o advogado Marcelo Leonardo, Valério não tinha expectativas de um voto diferente.

- O voto do relator era esperado. Mas o julgamento só termina quando os 11 ministros proferem seus votos. Acreditamos que haverá divergências em relação ao pedido de condenação - avalia Marcelo Leonardo.