Título: Eles perderam o debate com a sociedade
Autor: Oswald, Vivian;Bonfanti, Cristiane
Fonte: O Globo, 20/08/2012, Economia, p. 15

Advogado-geral da União prevê volta de grevistas ao trabalho nos próximos dias e diz que proposta do governo chegou ao limite

BRASÍLIA Nas últimas semanas, com a intensificação dos movimentos de greve, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para garantir que os servidores de áreas consideradas sensíveis voltassem ao trabalho. Ao GLOBO, Adams disse que as paralisações devem arrefecer nos próximos dias por duas razões: o governo federal já bateu no teto com a apresentação de uma proposta e os grevistas perderam o debate com a sociedade.

Na reta final para a entrega da proposta orçamentária, o que deve acontecer esta semana?

A tendência esta semana é de um arrefecimento dos movimentos de greve. As demandas são absurdas, e eles perderam o debate com a sociedade. A proposta de recompor a inflação não é ruim. O movimento não se sustenta sozinho. Semana passada foi o ápice. Os grevistas perceberam o limite. A proposta do governo é bem substancial e mantém o poder de compra nos próximos três anos.

O governo foi muito inflexível?

O governo apresentou uma proposta razoável e não vai aceitar ser chantageado, ou colocado no córner. Não existe espaço para tolerância total. O governo bateu no teto. A greve pode acontecer, mas tem limites. Não dá para dizer que o governo foi intolerante, porque negociou e buscou uma proposta importante. As universidades já começaram a voltar. Não deve haver incremento da operação-padrão esta semana.

Mas a PF avisou que faria uma operação "não padrão" em função da liminar que os obriga a voltar ao trabalho. Isso pode?

Não pode. Eles têm que cumprir as obrigações legais deles. Não podem fazer exigências como instrumento de pressão. Operação não padrão é tipo greve. Eles têm que trabalhar.