Título: Estrelas de olho nas urnas em 2010
Autor: Augusto, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 28/09/2009, Política, p. 5

Jogadores de futebol e artistas se filiam a partidos para se candidatar no ano que vem. Legendas aproveitam a popularidade dos novos militantes para ampliar bancadas

Romário assinou ficha no PSB, mas ainda não dediciu se será candidato

Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Noticias Cantor Sérgio Reis se filiou ao PR de Minas para tentar vaga na Câmara

Jorge Gontijo/EM/D.A Press - 16/10/08 Marques, ex-Atlético: ¿Tenho humildade para dizer que vou aprender¿.

Um grupo de artistas e atletas vai se apresentar de forma diferente em 2010. Nada de ringues, campos de futebol ou palcos. Vão aparecer no rádio e na televisão, sim, mas no horário eleitoral gratuito para brigar por votos nas eleições. A maior parte é formada por jogadores de futebol prestes a se aposentar ou com as carreiras já encerradas.

Depois de jogar em estádios do mundo inteiro pelos sete clubes em que atuou ¿ cinco no Brasil e dois no Japão ¿ e na Seleção brasileira, o atacante Marques, hoje no Atlético, se filiou ao PTB e anunciou a retirada dos campos para meados do ano que vem. Apesar de ser de Guarulhos, na Grande São Paulo, ter jogado na capital por Corinthians e São Paulo, e no Rio de Janeiro, por Flamengo e Vasco, o jogador afirma ter escolhido Minas. ¿Para retribuir tudo o que a população do estado me deu¿, afirma.

Aos 36 anos, 23 de profissão, e duas passagens pelo Atlético, Marques quer se candidatar a deputado estadual e assume que vai entrar completamente cru na vida pública. ¿Sou do mundo do futebol e tenho humildade total para dizer que vou entrar e aprender muito¿, argumenta. Se eleito, ele diz que vai dedicar o mandato a projetos destinados a crianças carentes e a atletas aposentados.

O presidente licenciado do PTB de Minas Gerais, o secretário de estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, entende que a candidatura de jogadores e artistas é uma boa forma de puxar votos de legenda e, assim, conseguir maior número de cadeiras no parlamento para o partido. ¿Aproveitam-se, na verdade, a popularidade e a ocupação que têm na mídia¿, argumenta. O próprio presidente licenciado, no entanto, aponta outro lado dos famosos que entram na vida política. ¿Depois de eleitos, têm de se agarrar a alguma bandeira. Caso contrário, não terão sucesso nas eleições seguintes. Eles são conhecidos e idolatrados pela profissão que exercem, mas, quando entram nesta nova esfera de trabalho, têm de mostrar competência política¿, analisa.

O herói e o animal Pelo menos outros três jogadores de futebol famosos também já anunciaram candidatura para disputar as eleições do ano que vem. Marcelinho Carioca, de 37 anos, portanto, outro ¿vovô dos campos¿, se filiou ao PDT e será candidato a deputado federal. O jogador jogou no Flamengo e Corinthians e hoje disputa a Série A do Campeonato Brasileiro pelo Santo André (SP).

Romário, herói da Seleção Brasileira que conquistou o tetra na Copa de 1994 nos EUA, se filiou ao PSB do Rio de Janeiro. Aposentado, o ex-jogador de Vasco, Flamengo e Fluminense, responde a cerca de 40 processos na Justiça e já teve uma Ferrari e um apartamento na Barra de Tijuca, no Rio de Janeiro, penhorados para pagar dívidas relativas principalmente a pensão alimentícia. Apesar da filiação, diz que ainda não sabe se será candidato.

O também atacante Edmundo, que assim como Romário passou por Vasco, Flamengo e Seleção Brasileira, além do Cruzeiro e outras equipes, também deve tentar entrar na política, pelo PP. Conhecido como ¿animal¿, pelo comportamento nos campos e fora deles ¿ o ex-jogador foi condenado e recorre em liberdade pela morte de três pessoas em acidente de trânsito no Rio de Janeiro ¿ Edmundo mostra que tem um longo caminho a percorrer se quiser sucesso na vida política, sobretudo no contato com outras pessoas. Ao atender telefonema da reportagem, desligou imediatamente depois da identificação do repórter.

Depois de descer dos ringues, o pugilista Acelino Popó de Freitas se filiou ao PRB e vai disputar vaga na Câmara dos Deputados. O ex-atleta, que no ápice da carreira, em 2002, foi campeão pela Associação Mundial de Boxe, chegou a ser investigado pela morte do namorado da sobrinha. Popó nega participação no episódio. Segundo o presidente do PRB da Bahia, Sidelvan Nóbrega, o partido ganhou ¿um astro¿ com a filiação do ex-pugilista.

Palcos Dos palcos, um dos que vai se lançar na disputa do ano que vem é o cantor Sérgio Reis, que se filiou ao PR de Minas Gerais. O artista mora em São Paulo, mas desde 2000 tem Belo Horizonte como domicílio eleitoral. A tendência é que Sérgio Reis seja candidato a deputado federal. A humorista Gorete Milagres ainda não se filiou, mas pretende. A artista anunciou para hoje a entrada no PV de Minas Gerais. O cantor Giovani, da dupla Gian e Giovani, também teria entrado para um partido político, o PDT. A assessoria dele, no entanto, não confirmou a filiação.

Conforme a legislação eleitoral, os candidatos às eleições de 2010 têm de estar registrados em partidos até 3 de outubro, um ano antes da disputa, quando serão escolhidos deputados estaduais e federais, dois senadores por estado e o presidente da República.