Título: Aldo e Vargas apoiam réu do mensalão
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 22/08/2012, O País, p. 6

Ministros do Esporte e Desenvolvimento Agrário gravam para João Paulo Cunha, candidato a prefeito de Osasco

SÃO PAULO e brasília Além da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, outros dois integrantes do primeiro escalão do governo da presidente Dilma Rousseff - os ministros Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e Aldo Rebelo (Esportes) - manifestaram em vídeo apoio à candidatura do deputado federal João Paulo Cunha (PT), único réu do mensalão que disputa a eleição deste ano, à prefeitura de Osasco. Em depoimento semelhante ao de Miriam, Vargas (PT) elogia o governo federal e pede voto para João Paulo. O vídeo, com pouco menos de um minuto, foi postado ontem no site do candidato e tinha destaque na página principal.

- Com o governo Lula, e agora com a presidenta Dilma, estamos transformando o Brasil e melhorando a vida da população. Com uma prefeitura aliada do governo federal, podemos fazer ainda mais. Por isso, em Osasco, vote João Paulo Cunha - diz Vargas.

Em outro vídeo que estava ontem na página principal do site, Aldo (PCdoB) promete ajudar o candidato, se João Paulo for eleito:

- Como ministro do Esporte, João Paulo, vou poder fazer aqui com você um grande projeto para que Osasco cumpra um papel importante na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Para que você tenha no Ministério do Esporte o apoio para oferecer e ampliar a participação das crianças e do jovem de Osasco no esporte educacional, de lazer e de alto rendimento - afirma Aldo, ao lado de João Paulo, em imagens gravadas no último sábado, na inauguração de um comitê do petista.

Em outro trecho do vídeo, postado domingo, Aldo elogia o réu do mensalão.

- Estou apoiando a candidatura do meu companheiro e amigo João Paulo Cunha à prefeitura de Osasco. Apoio com muita honra e orgulho porque reconheço na trajetória de João Paulo Cunha, como vereador, deputado estadual, deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados, serviços prestados aos interesses de Osasco e do Brasil.

João Paulo é réu do mensalão, acusado de receber R$ 50 mil para favorecer a agência SMP&B, do lobista Marcos Valério. O relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, votou por sua condenação por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato.

O vídeo de Miriam Belchior foi tirado ontem da página principal do site da campanha de João Paulo, mas permanecia na parte de notícias.

A presidente Dilma Rousseff determinou a seus ministros que se mantenham longe do julgamento do mensalão. Não queria contaminar seu governo com o desgaste por eventuais condenações. Mas os ministros foram liberados para participar da campanha fora do horário do expediente. Devem gravar declarações de apoio a João Paulo pelo menos mais dois ministros: Alexandre Padilha (Saúde) e Gilberto Carvalho (Secretaria-geral).