Título: Dilma é a 3º mais poderosa da Forbes. Graça estreia em 20º
Autor:
Fonte: O Globo, 23/08/2012, Economia, p. 31

Importância do petróleo garantiu lugar à presidente da Petrobras

Abre em Copacabana, Tijuca, Méier, Bonsucesso, Campo Grande, Duque de Caxias, Niterói e Nova Iguaçu. Investe R$ 4 milhões. No 1® semestre, realizou 11 mil atendimentos/dia e registrou crescimento de 20%.

-nova york e rio- A presidente Dilma Rous- seff manteve seu 3® lugar, a mesma co­locação do ano passado, no ranking das cem mulheres mais poderosas do mun­do, elaborado pela revista "Forbes" — e ainda ficou na capa da publicação. Já a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, entrou no seleto grupo, e diretamente na 20? posição.

À frente de Dilma estão, respectiva­mente, a chanceler alemã, Angela Merkel, em 1® lugar, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

A revista justificou a escolha de Graça Foster afirmando que o setor de petró­leo e gás é vital para a economia global, e a capacidade de produção da Petro­bras é "tremendamente importante"! A "Forbes" lembrou que Graça Foster es­tá há mais de 30 anos na estatal e é ami­ga da presidente, tendo sido secretária de Petróleo e Gás quando Dilma era ministra de Minas e Energia.

Fico muito feliz e honrada com a distinção da "Forbes" — afirmou Graça Foster ao GLOBO. — É um orgulho re­ceber essa indicação como mulher, co­mo brasileira, e como presidente de uma empresa que investirá, nos próxi­mos quatro anos, US$$236 milhões.

MERKEL: LIDERANÇA NA CRISE DO EURO

No caso de Dilma, a revista citou sua liderança à frente de uma das maiores economias do mundo e programas co­mo o Brasil sem Miséria e de incentivos à indústria nacional. A presidente disse à "Forbes" que deseja que seu legado seja um Brasil de classe média, "alta­mente competitivo e educado"! A revis­ta ainda lembra o elevado índice de aprovação popular de Dilma.

A outra brasileira no ranking é a su- permodelo Gisele Bündchen. A "For­bes" lembra que ela continua no topo mesmo aos 32 anos e, além de modelo, tem seus próprios negócios. São cita­dos ainda seu trabalho junto à ONU, como embaixadora do Programa de Meio Ambiente, e um concurso para modelos em áreas carentes do Brasil.

A lista da "Forbes" traz mulheres en­volvidas em política, entretenimento, tecnologia e organizações sem fins lu­crativos, entre outros. Elas foram classi­ficadas de acordo com influência, quantidade de dinheiro que controlam ou ganham e presença na mídia.

Essas mulheres de poder exercem influência de formas muito diferentes e para Uns muito diferentes, e todas com impactos diversos sobre a comunidade global — disse a presidente e editora da "ForbesWoman" Moira Forbes.

Merkel deveu seu primeiro lugar a sua firmeza em preservar a União Euro­péia e a sua influência sobre a crise da dívida da zona do euro. Já Hillary foi ci­tada pela forma como lidou com crises, como o vazamento de textos diplomáti­cos secretos pelo site WikiLeaks.

Colaborou Ramona Ordonez