Título: Leilão que abre caminho ao 4G será antecipado
Autor: Scrivano, Roberta; Tavares, Monica
Fonte: O Globo, 23/08/2012, Economia, p. 29

Para isso, transição da TV analógica para a digital será agilizada, diz ministro

Desligando o sinal. O ministro Paulo Bernardo anunciou que a transição para a TV digital será antecipada

Eliária Andrade/12-9-2011

SÃO PAULO e BRASÍLIA Após punir as empresas telefônicas e proibi-las de vender novos chips por mau atendimento, o governo decidiu tomar uma medida que beneficia o setor. O governo vai antecipar para o segundo semestre de 2013 as licitações das frequências de 700 MHz, hoje destinadas às TVs abertas. Elas serão usadas para os serviços de 4G das teles. Anteriormente, a disposição do governo era só liberar essa faixa em 2016, quando completasse toda a migração da TV analógica para digital. O anúncio da antecipação é do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, após palestra no seminário Innovation Qualcomm 2012, em São Paulo.

De acordo com o ministro, a Anatel deve concluir até dezembro os estudos de viabilidade da licitação da nova frequência.

- No segundo semestre do ano que vem, devemos licitar os 700 megahertz. E temos que desligar o sinal analógico de TV. Isso é importante porque permite implantar (o 4G) de forma mais barata e mais rápida - explicou o ministro.

O cronograma de desligamento da TV analógica estava previsto para junho de 2016 e vai ser antecipado. A primeira cidade a ser "desligada" poderá ser São Paulo, em março de 2015. São Paulo foi justamente a cidade onde começou a implantação do sistema de TV digital em dezembro de 2007.

Mas, antes disso, teriam que ser feitos vários testes. Foram pré-selecionados 50 municípios dos estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, mas até agora ainda não se sabe quando os testes vão começar.

O cronograma prevê que, depois de São Paulo, será desligado todo o sistema analógico nas capitais, nas cidades das regiões Sul e Sudeste e depois será feita a interiorização. Mas como o governo não está mais preso à data de junho de 2016 para desligar todo o sistema analógico da TV no país, poderá prorrogar este prazo em algumas cidades.

A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) porém vê com preocupação a mudança no cronograma, porque é preciso respeitar o planejamento de investimentos das empresas, dar acesso à população aos equipamentos digitais e dar tempo para que milhares de retransmissoras se adaptem a nova tecnologia.

- A Abert não se preocupa com o prazo, mas com o cumprimento destas condições - disse o diretor-geral da Abert, Luis Roberto Antonik.

O secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, disse que alguns critérios são importantes para escolher as cidades-piloto. Uma delas é que a maioria dos domicílios conte com televisores ou receptores digitais. Além disso, os canais de TV disponíveis para os moradores devem ser da própria cidade. Para isso, a população deverá ter alto poder aquisitivo e boa cobertura do sinal digital.

O diretor da Abert disse que um dos problemas é que, hoje, dos cerca de 100 milhões de receptores de TV domésticos, apenas 15 milhões conseguem sintonizar o sinal digital.