Título: Maioria dos servidores de universidades decide voltar
Autor: Bonfanti, Cristiane; Gama, Junia
Fonte: O Globo, 23/08/2012, Economia, p. 28

Para ministro, isso abre caminho para retomada das aulas. UniRio ainda não votou fim da greve

BRASÍLIA Servidores técnico-administrativos de 42 das 59 universidades federais decidiram ontem encerrar a greve, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Eles aceitaram proposta de reajuste de 15,78%, em três anos, a partir de 2013. Em outras 16 instituições, porém, a oferta do governo foi rejeitada. Já os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) também aprovaram o fim da paralisação.

De acordo com o MEC, os servidores técnico-administrativos das 16 instituições que rejeitaram a proposta do governo realizarão novas assembleias nos próximos dias. Uma delas foi a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para o ministro Aloizio Mercadante, a volta dos servidores facilita a retomada das atividades acadêmicas. Ele voltou a dizer que exigirá a reposição integral das aulas:

- Nós estamos colocando só em salários este ano na universidade R$ 4,3 bilhões (para professores)e R$ 2,9 bilhões (para técnicos).

A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) aprovou indicativo favorável ao fim da greve, com retorno ao trabalho na próxima segunda-feira. Cada instituição promoveu uma assembleia. O MEC informou que, até o início da noite, apenas os técnicos da UniRio ainda não tinham tomado uma decisão.

Segundo o MEC, a greve de professores chegou ao fim total ou parcialmente em oito universidades. ( Demétrio Weber e Junia Gama )