Título: Contratos devem ser renovados
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 23/08/2012, Economia, p. 26

Brasília- O governo deverá ceder à pressão dos gestores portuários e renovar os cerca de 70 contratos assinados com as empresas privadas antes de 1993 (anteriores à Lei dos Portos), mas exigirá contrapartidas. Além de novos investimentos para modernização dos portos - serão pelo menos R$ 10 bilhões em cinco anos -, o Executivo está disposto a quebrar a exclusividade de cargas, segundo fontes envolvidas nas discussões.

O governo avalia a situação dos portos individualmente e quer corrigir o valor do aluguel (arrendamento), considerado defasado. Os contratos têm validade de 25 anos, e a maioria vence neste e no próximo ano. O plano de investimentos para os portos está sendo finalizado com o dos aeroportos e deve ser anunciado até a primeira quinzena de setembro.

Também está em discussão a privatização da administração dos portos, hoje nas mãos da companhia Docas. Atualmente, a administração dos portos do país é pública e a operação, privada. O governo considera o assunto complexo. Mas, disse uma fonte, é preciso tomar medidas para reduzir o custo Brasil. (Geralda Doca)