Título: Lula estreia no programa de rádio de Haddad e critica Serra
Autor: Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 23/08/2012, O País, p. 9

Ex-presidente lembra que tucano não cumpriu todo o mandato

SÃO PAULO O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu ontem no primeiro programa eleitoral de rádio de Fernando Haddad, candidato do Partido dos Trabalhadores a prefeito de São Paulo, criticando o candidato do PSDB, José Serra. No programa, Lula disse, sem citar o o nome de Serra, que há na disputa um "candidato que não gosta de cumprir o mandato":

- Não sei porque quer ser prefeito de novo - questionou Lula.

No programa da TV, que também estreou ontem, Lula não repetiu a alfinetada. O ex-presidente apareceu ao lado de Haddad no Museu do Ipiranga e em imagens gravadas durante um evento do PT. A presidente Dilma Rousseff não foi mostrada no vídeo, mas foi mencionada por Lula e Haddad.

"não tem o que falar mal"

Em reação às declarações de Lula, Serra afirmou que seus adversários estão apelando ao abordarem no programa eleitoral que ele deixou o o cargo de prefeito em 2005, mesmo após ter assinado documento no qual se comprometia a cumprir o mandato até o fim. Questionado sobre esse tipo de crítica, logo no início do horário eleitoral, Serra que seus adversários não têm o que falar a seu respeito:

- Isso mostra outra coisa. Que eles não têm o que falar mal a meu respeito. Ocorreria a alguém fazer um programa de televisão e pedir que não vote num deles, porque eles vão deixar no meio do mandato? Não. Eles não têm o que falar e aí vão procurar algum pontinho para poder criticar. Só isso - disse Sera, que visitou um telecentro (centro comunitário e público de informática, com acesso à internet, que ele inaugurou quando era prefeito) em Campo Limpo, na Zona Sul.

Na TV, Haddad enalteceu os governos de Lula e de Dilma e aproveitou para criticar a gestão de políticos do PSDB, como Serra, e do PSD, de Gilberto Kassab, o atual prefeito, por supostamente ter desperdiçado chances de parcerias com o governo federal.

- São Paulo cansou de prefeitos de meio expediente e de meio mandato - afirmou Haddad, criticando Kassab e José Serra.

Já o programa de Serra, assim como o de Haddad, abusou das imagens aéreas da capital paulista, e foi usado para falar das obras que o tucano fez quando foi prefeito e governador de São Paulo. Ele explicou porque quis se candidatar a prefeito e disse que "já foi muita coisa na vida", como professor, deputado, ministro, prefeito e governador:

- Mas foi aqui que tive apoio mais importante e a vitória mais firme. Tenho uma dívida de gratidão com os paulistanos e uma identificação muito forte com a cidade.

Celso Russomanno (PRB), que lidera as pesquisas de intenção de votos, agradeceu aos eleitores:

- A sua intenção de voto tem me colocado bem nas pesquisas. Quero agradecer a demonstração de afeto que tenho recebido nas ruas.