Título: OAB sai em defesa de advogados dos réus do mensalão
Autor: Freitas, Ailton de
Fonte: O Globo, 23/08/2012, O País, p. 6

Defensores foram criticados pelo procurador-geral e pelo relator do processo no STF

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu ontem, por unanimidade, divulgar nota de solidariedade aos advogados que atuam no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi tomada após reunião em plenário do Conselho Federal da entidade.

O documento é uma resposta às críticas levantadas pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que classificou como "ladainha" os argumentos utilizados pelos defensores dos réus.

A nota também remete à votação de questões preliminares ao processo, levantadas pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do processo. Barbosa sugeriu à Corte entrar com uma representação na OAB contra os advogados Antonio Sérgio de Moraes Pitombo, Leonardo Magalhães e Conrado Gontijo, que defenderam Enivaldo Quadrado e Breno Fischberg. Os três advogados teriam afirmado que Barbosa não seria imparcial e não estaria apto para julgar os réus. Após votação, o pedido foi vetado pelo colegiado.

A OAB afirma que os advogados têm agido com "dignidade, respeito e em estreita observância aos postulados ético-profissionais" e diz que "manifestações diminuindo a relevância do papel da defesa não se coadunam com o que se espera - e se exige - de uma autoridade do Judiciário".