Título: De novo, IBGE não divulga desemprego
Autor: Bonfanti, Cristiane
Fonte: O Globo, 24/08/2012, Economia, p. 25

Dados coletados no Rio e em Salvador não foram analisados

Pelo segundo mês consecutivo, a greve prejudicou a divulgação da taxa de desemprego das principais regiões metropolitanas do país. Apenas São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre tiveram suas respectivas taxas de desocupação divulgadas ontem pelo IBGE. Rio de Janeiro e Salvador ficaram de fora da divulgação porque o volume de dados disponível para o cálculo da taxa foi insuficiente. Com isso, a taxa média de desemprego do país de julho não foi divulgada. No mês passado, a média nacional da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) deixou de ser divulgada pela primeira vez em 20 anos por causa da greve, iniciada em 18 de junho. Naquele mês, apenas os dados do Rio deixaram de ser analisados.

Dos pouco mais de 11 mil servidores que tiveram o ponto cortado por determinação do Governo, o IBGE foi o mais afetado: 3.379 servidores, sendo 52,4% do quadro de pessoal. Segundo Wasmalia Bivar, presidente do instituto, a greve atinge cerca de 30% dos funcionários do IBGE.

- Em algum momento, os descontos dos dias não trabalhados devem entrar nas negociações. Isso vai ser negociado dentro do processo de volta ao trabalho - disse Wasmalia.

No caso da PME, o índice de entrevistas realizadas e analisadas ficou em torno de 60% em Salvador e em cerca de 55% no Rio de Janeiro.

- A coleta foi realizada, mas os dados não chegaram em quantidade suficiente. As informações precisam ser complementadas - disse Marcia Quintslr, diretora de pesquisa do IBGE.

- Em Salvador, parte da coleta não chegou ao IBGE até por causa de piquetes na porta do instituto - acrescentou Cimar Azeredo, gerente da Pesquisa Mensal de emprego (PME) do IBGE.

Segundo Marcia, ainda não há prazo para que a taxa de desocupação das seis regiões seja divulgada. Mas ela descartou que a pesquisa do PIB (Produto Interno Bruto) seja prejudicada. O PIB do segundo trimestre - que inclui junho - será anunciado no dia 31.

Pelos dados divulgados ontem pelo IBGE, o retrato do mercado de trabalho na indústria de São Paulo aponta para recuperação em julho. A taxa de desocupação em São Paulo caiu de 6,5% para 5,7% em julho. Caiu também em Porto Alegre e Belo Horizonte.